Prefeitura de Caraguatatuba prepara ação contra a dengue no Sumaré

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou no sábado (25/01), no Rio do Ouro, a Operação Cata-Treco para ajudar no combate ao criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Foram coletados três caminhões de materiais que acumulam água com objetos descartados pelos moradores.

A força tarefa contou com 70 funcionários, sendo 65 agentes comunitários e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com o apoio da equipe da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep).

O prefeito Aguilar Junior esteve presente na ação e falou aos agentes sobre a importância do trabalho de cada um deles, que devem ser bem recebidos por cada morador. “Não adianta os agentes fazerem todo o trabalho, se na ponta o morador não colaborar com a limpeza do seu quintal. Nosso maior desafio hoje, além da visita casa a casa, é conscientizar a toda a população que a dengue mata”, ressaltou.

O bairro é o primeiro da cidade a receber a ação do ano, por conta dos sete casos de dengue confirmados pela Vigilância Epidemiológica de Caraguatatuba. O objetivo da Operação Cata-Treco é eliminar criadouros do mosquito e orientar a população para uso de repelente e inseticida doméstico.

O próximo bairro a receber a ação Cata-Treco será o Sumaré, no próximo sábado (1º/02), das 8h às 14h. A Prefeitura de Caraguatatuba convoca cada morador deste bairro para limpar o seu quintal e deixar para fora objetos que acumulem água, que serão retirados por caminhões ao final da ação.

No bairro Rio do Ouro, os agentes realizaram vistorias nos imóveis do bairro para orientações e instruções para a eliminação do criadouro. Além disso, materiais inservíveis serão coletados por caminhões da Sesep, no local. Dentre os inservíveis estão latas, potes e qualquer objeto que possa armazenar água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *