O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) abre neste sábado (18), às 19h, a exposição ‘Ruínas da Lagoinha’, do fotógrafo José Francisco Carvalho.
A mostra é gratuita e pode ser visitada de terça a sábado em horário especial de férias, das 13h às 21h, durante o mês de janeiro.
‘Ruínas da Lagoinha’ é 15, construído em meados de 1828, no bairro da Lagoinha, região sul de Ubatuba, na época que em seu porto eram negociadas e exportadas a produção vale-paraibana e regional, trazida por tropeiros pela estrada entre Ubatuba e São Luís do Paraitinga.
Para o fotógrafo, “além do valor histórico, o local nos traz reflexões do passado em um ambiente de beleza marcante e natural, de grande interesse turístico e cultural para a região”.
As ruínas do engenho da Fazenda Bom Retiro foram tombadas – ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar – pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), em 16 de dezembro de 1985, para valorização enquanto Patrimônio Histórico.
Serviço
Exposição: ‘Ruínas da Lagoinha’
Dia: 18/1, sábado
Hora: às 19h
Local: Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro – Caraguatatuba
Mais informações: (12) 3883-9188