Caraguatatuba alerta sobre cuidados contra queimadura por água viva

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, informa à população sobre ações preventivas contra queimaduras por água viva nas praias.

Segundo a Secretaria de Saúde, ao ser queimado por uma água viva, a vítima deve lavar o local da pele atingido com água do mar, nunca com água doce. A água do mar deve ser jogada com abundância, pois ela facilita a retirada de eventuais tentáculos que estejam grudados na pele, que liberam mais substâncias e provocam mais dor.

No próximo passo, coloque vinagre na queimadura, pois este é o melhor produto para diminuir o efeito da substância na pele para atenuar a dor. Qualquer tipo de vinagre serve. Este deve ser puro, diluído em água e manipulado em compressas por uns 30 minutos.

Se a área for extensa, a vítima deve ser levada ao Pronto Atendimento mais próximo. Caraguatatuba conta com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Centro da cidade e o Pronto Atendimento Massaguaçu, localizado na UBS Massaguaçu na região norte.

A vítima também deve ser levada ao Pronto Atendimento se a dor estiver muito forte ou se observar sinais de alergia. É importante lembrar que algumas pessoas são alérgicas a substância emitida por águas vivas, o que pode causar, inclusive, o fechamento da glote por edema, podendo levar a risco de morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *