Sistema online agiliza resultados de exames em Caraguatatuba

CEM-CEO realiza média de 4,8 mil exames por mês

0
58

A Secretaria de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Caraguatatuba desenvolveu um sistema online para envio de resultados dos exames do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM-CEO) para as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) e Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), onde são solicitados pelos médicos e especialistas. O sistema utiliza tecnologias livres sem custo de licenças para a Prefeitura Municipal, rede interna, login e senha.

- Publicidade -

A instalação da ferramenta minimizou o extravio de resultados exames, que antes eram encaminhados por malotes. Os extravios das análises ocorriam em função de pacientes homônimos (mesmo nome) e mudança de endereço do usuário sem transferir o cadastro da antiga UBS de referência para o posto de saúde próximo a sua nova moradia.

De acordo com a bióloga responsável pelo Laboratório do CEM-CEO, Marines Machado de Castro, o setor realiza 4,8 mil exames, em media, por mês, como teste rápido dengue e NS1 (o Antígeno NS1 é uma proteína presente na fase inicial da dengue), VDRL (para diagnosticar a sífilis), Aids, hepatites B e C, além de toxoplasmose. “Caraguatatuba é a única cidade do Litoral Norte com um laboratório de saúde pública municipal, mas os diagnósticos mais complexos como Gripe H1N1, Zika e Febre Chikungunya são realizados no Instituto Adolfo Lutz, em Taubaté. Esse é o nosso laboratório de apoio”, destaca.

A bióloga disse que o sistema proporcionou um diagnostico rápido e de qualidade, agilizando o tratamento das doenças.  “Os resultados ficam prontos na mesma semana. Antes, os laudos eram enviados em malotes para os postos de saúde, mas as informações das análises tinham que ser digitalizadas, o que tornava o processo moroso”, recorda.

O Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM-CEO) está localizado na Av. Maranhão, 421 – Jardim Primavera, próximo à Delegacia de Polícia e à (Unidade de Pronto Atendimento) UPA. O atendimento ao público é das 7h às 17h.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui