Abertura da temporada de mergulho tem evento em Ilhabela

Com objetivo de valorizar e ampliar as atividades náuticas e de mergulho sustentável, a cidade de Ilhabela estreia o 1° Festival de Abertura da Temporada de Mar e Mergulho, entre os dias 6 e 8 de dezembro, no Centro Histórico, na Vila. Os destaques da programação incluem passeios, palestras e shows musicais.

O evento marca o começo do período mais adequado para a prática de atividades náuticas na região, sendo aberto ao público e com uma programação cujo objetivo é atrair praticantes interessados, empresas relacionadas ao tema da região e do Brasil.

O foco das atividades é a divulgação do refúgio de vida silvestre do arquipélago de Alcatrazes, criado em 2 de agosto de 2016. Está localizado cerca de 40km da costa, em mar aberto, e possui uma área de 67.409 hectares. É uma unidade de conservação de proteção integral, com um importante papel na conservação da biodiversidade e na reposição dos estoques pesqueiros do Estado de São Paulo.

Possui uma beleza cênica e representa um elemento importante da paisagem natural do Litoral Norte, uma vez que é avistada de toda a costa sul dos municípios de São Sebastião e de Ilhabela. De perto, pode-se observar a revoada constante de aves marinhas que se reproduzem em suas ilhas, possibilitando ao turista a avistagem de filhotes e do comportamento natural de fragatas, atobás e gaivotões o ano todo.

Além disso, Alcatrazes tem uma grande biodiversidade marinha e insular atraindo mergulhadores do Brasil todo. Durante o mergulho, é possível observar peixes recifais: como as garoupas e os bodiões, cardumes de enxada, tartarugas e corais. Os golfinhos e as baleias podem ser um bônus ao turista, já que podem ser avistados durante o deslocamento à ilha.

A programação envolverá apresentações de produtos, tecnologias e soluções sobre o tema, assim como visitas embarcadas à Alcatrazes, palestras, shows, educação ambiental e stands (escolas de mergulho, empresas do ramo náutico e esportivo, operadoras de turismo, empresas de equipamentos, órgãos públicos, ONGs etc).

Programação

Dia 6/12

Abertura com autoridades e parceiros;
Stands com expositores interessados e atividades para a comunidade;
Seminários técnicos com discussões sobre o tema;
Exposição fotográfica;
Show ao vivo.

Dia 7/12

Visita ao Refúgio de Alcatrazes – visitantes, parceiros e personalidades
Stands com expositores interessados e atividades para a comunidade
Seminários técnicos com discussões sobre o tema;
Festival de fotografia subaquática no arquipélago;
Atividades de educação ambiental;
Exposição fotográfica;
Show ao vivo.

Dia 8/12

Visita ao Refúgio de Alcatrazes – visitantes, parceiros e personalidades;
Stands com expositores interessados e atividades para a comunidade;
Atividades de educação ambiental;
Exposição fotográfica;
Curso/Workshop voltado para o Condutor de Alcatrazes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *