Além de ser boa para a mente, a água do mar traz vários benefícios para nossa saúde, tanto na respiração, pele e na prevenção de doenças.
Rica em magnésio e em outras substâncias, a água do mar alivia a tensão das articulações e dos músculos, diminuindo o estresse e a ansiedade.
Possui, ainda, cloreto de sódio, auxiliar na imunidade e fortalecimento do corpo contra vírus e bactérias, ajudando na prevenção de doenças.
A água salgada ajuda também na melhor cicatrização de feridas. Os sais minerais presentes na água têm efeito antibiótico, proporcionando alívio e cicatrização de doenças cutâneas, feridas ou inflamações, até dermatites.
Um banho de mar também elimina a pele morta acumulada, proporcionando uma leve escamação, sendo um recurso natural poderoso para o tratamento da psoríase e da caspa.
A inalação da brisa alivia a sinusite e tosse por conta da solução de cloreto de sódio presente. A água salgada contribui com a eliminação de toxinas, bem como também de elementos alheios presentes nos pulmões.
A água do mar ajuda a tratar doenças do fígado, como a cirrose, regenerando células danificadas. Também ajuda na eliminação do excesso de água que se acumula no abdômen devido à doenças.
O mar alivia a tensão muscular e das articulações. Com o relaxamento, auxilia no tratamento da insônia. Com o corpo mais relaxado, o sono tem a tendência de ser mais pesado e revigorante.
O sal restaura as energias e neutraliza a carga negativa do corpo, auxiliando também no rejuvenescimento celular e equilíbrio das reações bioquímicas do organismo.
O contato da pele com a água fria do mar acelera os batimentos cardíacos, desperta o sistema imunológico e reduz a pressão arterial.
Os exercícios realizados na água não sobrecarregam os tendões e articulações, excelentes para quem está com excesso de peso ou tem condição física limitada.
Caminhar na praia pode ser também ótimo exercício para os membros inferiores, ativando a funcionalidade das veias.