Caraguá abre vagas para voluntários interessados em atuar no Tribunal do Júri

Função de jurado contribui para julgamento e elucidação de casos diversos

0
2931
Inscrições devem ser feitas na Vara Criminal de Caraguatatuba, no Sumaré (Foto; Claudio Gomes/ Divulgação)

A Vara Criminal do Fórum de Caraguatatuba está com inscrições abertas para jurados voluntários que queiram atuar no Tribunal do Júri durante o ano de 2020. Os interessados têm até o dia 10 de novembro para se inscrever presencialmente na sede da entidade, no Sumaré. O horário de atendimento é das 12h30 às 19h.

- Publicidade -

Para a inscrição gratuita no Programa de Jurado Voluntário, o candidato deve ser maior de 18 anos e estar munido de uma cópia do RG ou outro documento oficial com foto; comprovante de residência de até 6 meses; certidão de antecedentes criminais (retirada no Cartório Distribuidor do Fórum) e certidão de quitação eleitoral (retirada pelo site do TRE-SP ou no Cartório Eleitoral).

Outros requisitos são: ser brasileiro nato ou naturalizado; ter boa conduta social ou moral; não ter sido processado criminalmente; estar em pleno gozo dos direitos políticos; e residir na Comarca de Caraguatatuba. Também estão impedidos de servir como jurado, o analfabeto, o cego, o surdo-mudo e o deficiente mental.

Além dos casos de suspeição, impedimentos e incompatibilidade previstos em lei, são inalistáveis como jurados os membros das câmaras municipais, os prefeitos, os servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público, as autoridades e servidores da polícia e da segurança pública, incluindo guardas municipais e os militares em serviço ativo.

“O exercício da função de jurado é um serviço público relevante, que contribui para a concretização da Justiça. Além disso, confere àquele que compuser o Conselho de Sentença a presunção de idoneidade moral; preferência, em igualdade de condições, nas licitações públicas e nos provimentos, mediante concurso de cargo ou função pública, assim como em casos de promoção funcional ou remoção voluntária, benefício da prisão provisória especial e a proibição de desconto no salário no dia de comparecimento à Sessão do Júri, mesmo que o indivíduo não integre o Conselho de Sentença”.

O Fórum de Caraguatatuba está localizado na Praça Dr. José Rebello da Cunha, 73 – Sumaré. Mais informações pelo telefone (12) 3882-3099/Ramais 1014 e 1015 ou pelo e-mail caragua1cr@tjsp.jus.br.

Serviço

Inscrições para o Programa Jurado Voluntário da Vara Criminal de Caraguatatuba
Período: Até 10 de novembro
Valor: gratuita
Horário: 12h30 às 19h
Local: Praça Dr. José Rebello da Cunha, 73 – Sumaré
Informações: (12) 3882-3099/ Ramais 1014 e 1015 ou pelo e-mail caragua1cr@tjsp.jus.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui