Litoral Norte se engaja no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

No próximo sábado (21) é comemorado o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – World Cleanup Day 2019 – e as cidades do Litoral Norte preparam ações diversas voltadas para conscientização e conservação do meio ambiente.

Em Caraguatatuba, sete praias vão receber mutirões de limpeza, a partir das 8h30: Porto novo, Centro, Camaroeiro, Martim de Sá, Mococa, Cocanha e Indaiá. Cada ponto terá um monitor e uma equipe responsáveis pelas orientações, direcionamento e organização dos resíduos coletados. Serão distribuídos kits com coletores, luvas e água aos colaboradores.

Em 2018, foram recolhidos 1,2 tonelada de lixo durante as ações do Dia Mundial da Limpeza de Praia em Caraguá, que contou com a participação 320 pessoas entre instituições, empresas e moradores voluntários.

No município de São Sebastião são esperados cerca de 500 voluntários, que irão se dividir em equipes para limpar as praias, separando e catalogando as diferentes categorias de lixo. A concentração acontece na Praia do Centro, em frente ao Observatório Ambiental, a partir das 9h.

O projeto deve atingir mais de 25 pontos, entre eles Enseada, Canto do Mar, Cigarras, São Francisco, Praia Deserta, Porto Grande, Praia do Centro, Praia do Deodato, Mangue do Araçá, Cabelo Gordo, Barequeçaba, Guaecá, Toque-Toque Grande, Toque-Toque Pequeno, Santiago, Paúba, Maresias, Boiçucanga, Cambury, Baleia, Barra do Sahy, Juquehy, Barra do Una, Juréia e Boracéia. Além do Rio da Reserva du Moulin, Rio do Outeiro e Rio Juquehy.

Na edição de 2018, o evento contou com a participação de 547 voluntários – incluindo 276 crianças –, que se mobilizaram para limpar 16 praias, dois mangues e quatro rios em São Sebastião, onde foram coletados 3,2 kg de resíduos sólidos em 28,7 km de linha de costa. Os resíduos plásticos predominaram em todos os locais de coleta, somando cerca de 45% do total de peso coletado.

Em Ubatuba, a ação já teve início e contou com a participação de escolas municipais de Educação Infantil em parceria com o Instituto Argonauta. Ao todo, estima-se que 450 crianças das Etapas I e II e Fundamental integrarão a mobilização, que acontece ao longo de toda a semana. No sábado, dia oficial do evento, a ação de limpeza das águas acontecerá na praia da Itamambuca.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias foi criado há 32 anos pela ONG norte-americana The Ocean Conservancy. Este ano, aproximadamente 150 países participarão do evento. Só no Brasil, mais de 600 municípios estão envolvidos na limpeza das praias, lagos, rios e cachoeiras.

É recomendável que os voluntários levem água para beber, lanche, protetor solar, repelente, boné ou chapéu e roupas frescas. O evento é apoiado pelas prefeituras municipais e por diversas entidades, incluindo ONGs locais, associações de moradores e escolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *