Inscrições abertas para oficina DanceAbility em São Sebastião

O Núcleo Dança Aberta realiza entre os meses de setembro e outubro a Circulação de Oficinas DanceAbility 2019. Em São Sebastião, a oficina ocorre nos próximos dias 28 e 29 de setembro, sábado e domingo, sempre das 10h às 13h, de forma gratuita, no ginásio do Tebar Praia Clube. São 30 vagas disponíveis e as inscrições podem ser efetuadas pelo site www.nucleodancaaberta.com ou através do e-mail contato@nucleodancaaberta.com até 24 de setembro.

DanceAbility é um método de dança que utiliza a improvisação de movimento para promover a expressão e a troca artística entre pessoas com diversas habilidades, que tenham interesse em experimentar seu corpo em movimento e a comunicação que nasce dessa experiência. Seu foco é trabalhar a capacidade de dançar de cada indivíduo a partir de sua própria presença, da escuta ao outro e da dinâmica e atmosfera criada pelo grupo.

Podem participar pessoas com e sem deficiência, com e sem experiência em dança e interessados nas áreas de educação, artes, terapias e inclusão social, sejam crianças (a partir dos 10 anos), jovens, adultos ou idosos. O projeto oferece transporte para viabilizar o acesso de pessoas com deficiência ao respectivo local da oficina e assistência para locomoção.

A etapa 2019 dá continuidade à Circulação de Oficinas promovida em 2016. Algumas das cidades contempladas naquela ocasião voltam ao roteiro, como São Sebastião, atendendo à procura de pessoas que permaneceram conectadas e interessadas no método.

“Enquanto acolhe-se a riqueza da diversidade, preconceitos são colocados em jogo, transformados a partir da experiência com o outro e da aproximação que nos permite perceber e compartilhar a natureza básica que temos em comum: a humanidade”, comenta Neca Zarvos, coordenadora pedagógica da Oficina DanceAbility.

Estabelecer e aprofundar novas formas de olhar e trabalhar com grupos que contenham diversidade de corpos, mentes, formação pessoal ou profissional é o principal intuito das Oficinas DanceAbility, bem como o desdobramento dessas experiências para o desenvolvimento da sociedade como um todo, no dia-a-dia.

O projeto conta com o incentivo do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, patrocínio da White Martins e apoio do Sesi São Paulo. As cidades de São Paulo, Leme, São José dos Campos, Campinas e São José do Rio Preto também são contempladas.

Núcleo Dança Aberta

É formado por Neca Zarvos e Priscila Jorge e foi fundado em 2007 por Neca, que realiza desde 1997 um trabalho de aplicação e difusão do método DanceAbility, inaugurado com a produção da primeira vinda ao Brasil de seu criador, Alito Alessi, para a realização de workshops e apresentações de sua companhia Joint Forces Dance Company.

Além de participações em festivais e pequenas oficinas em locais variados, os principais projetos do Núcleo Dança Aberta foram DanceAbility Brasil 2007 (que trouxe novamente Alito para uma série de workshops e palestras, a criação de uma intervenção de dança e a montagem do espetáculo Joy Lab Research); a realização de quatro edições da Oficina DanceAbility (versão extensiva), em 2008, 2012, 2014 e 2017; o Ciclo de Palestras e Oficinas de Dança para pessoas com e sem deficiência com artistas convidadas, em 2014; a Circulação do Núcleo Dança Aberta, levando palestras e oficinas de DanceAbility para dez cidades do Estado de São Paulo, em 2016; e o Intensivo DanceAbility, em 2018.

O Tebar Praia Clube fica na Praça Almirante Barroso, 2, Centro de São Sebastião. Mais informações sobre o Núcleo Dança Aberta e as oficinas pelo contato@nucleodancaaberta.com ou (11) 99401.8419.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *