11º festival “Sabor Caiçara” começa neste sábado (17)

São 34 restaurantes com receitas a preços promocionais até 8 de setembro

0
232
As receitas do evento são baseadas da culinária tradicional caiçara (Foto: Divulgação)

Apaixonados pela culinária caiçara terão um bom motivo para visitar 34 restaurantes, bares, quiosques, cafés e docerias de Ubatuba entre os dias 17 de agosto e 8 de setembro. Denominado de Festival Gastronômico de Ubatuba “Sabor Caiçara”, o evento está em sua 11ª edição e fecha a temporada de inverno no litoral.

- Publicidade -

Cada estabelecimento incluirá em seu cardápio, com preço atraente e promocional, receitas que vão dos ingredientes tradicionalmente locais, como o gengibre, mandioca, farinhas, palmito, banana, produtos orgânicos e, claro, os pescados e frutos do mar. Pratos orientais, carnes, doces e lanches também foram especialmente criados para o Festival.

Além da ação nos estabelecimentos participantes, a 3ª Feira Gastronômica acontece no Centro de Convenções entre os dias 17 e 18 de agosto, sábado e domingo, das 15h às 22h. É aberta ao público e com entrada gratuita.

O grande destaque da Feira será o Concurso de Receitas, no qual os estabelecimentos participantes irão executar seus pratos nas estações montadas no Centro de Convenções. As receitas serão avaliadas por quatro jurados e distribuídas em pequenas porções para degustação do público presente (porções limitadas). Divididas em diversas categorias, estas receitas serão posteriormente premiadas após o final do Festival, no início de outubro.

A bancada julgadora será composta com quatro renomados chefs. O Executive Chef Gustavo Adams, ministrante de gastronomia brasileira para hotéis internacionais e que já trabalhou ao lado de Erick Jacquim e Rogério Shimura; o Chef Rodrigo Guedes, formado pela Leiths Academy de Londres e que já trabalhou ao lado de Jamie Oliver; o Restauranteur Eduardo Vasconcelos, proprietário de dezenas de restaurantes desde 1990 e Luigi Meloni, Gerente Comercial da BaresSP e “Cliente Oculto do evento Comida de Boteco em São Paulo.

Estarão ainda na feira, para exposição e venda, produtos da Rede Agroecológica de Ubatuba e as empresas parceiras apresentando seus produtos como vinhos, queijo e cerveja. Entre um brinde e outro, o evento contará com inéditas Aulas Show das “Receitas Históricas Brasileiras” com o Chef Pesquisador Heyttor Barsalini.

O “Sabor Caiçara” tem o objetivo de valorizar a pesca tradicional e os produtores locais, criando uma conexão direta entre o pescador/maricultor/agricultor e os chefs dos estabelecimentos, além de poder trabalhar com produtos frescos, incentivando a cadeia produtiva local.

Programação

Concurso de Recitas – Sábado, dia 17 e Domingo, dia 18 entre as 15:00 e 22:00 horas

Sábado, dia 17/08
Aulas Show – “Receitas Históricas Brasileiras” com Heyttor Barsalini
16h:00 – Feijão Tropeiro
18h:00 – Pescada Branca Agridoce na Cerveja
20h:00 – Ragu de Toscana com Polenta Rápida

Domingo, dia 18/08
16h:00 – Caponata de Frigideira
18h:00 – Bolo de Café
20h:00 – Pernil na Malzebier

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui