Com mais de 200 anos, Festa de Santa Verônica começa no Bonete

Com mais de 200 anos de tradição, começa nets quinta-feira (11), mais uma edição da festa que celebra a padroeira da comunidade caiçara do Bonete, no sul de Ilhabela. A Festa de Santa Verônica segue até sábado (13) com diversas atrações e rituais tradicionais de fé a protetora, como a missa rezada ainda em latim, e o leilão em frente a igreja.

A novidade deste ano são as sessões de cinema com pipoca. A programação conta com filmes às 18h e às 19h30, na quinta.

Na sexta-feira (12), haverá santa missa às 18h, sessão de cinema com pipoca às 19h e apresentações musicais de DJ TJ às 21h e Paulinha Herus e Banda às 22h.

Já no sábado, os festejos começam cedo com missa em honra à Santa Verônica às 11h, sessão de cinema com pipoca às 18h e às 19h30, queima de fogos às 20h, DJ Alex às 21h, Nico do Pagode e Banda às 22h e Roney Allves e Banda às 23h30.

A realização da festa é da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci).

Santa Verônica

Santa Verônica, a homenageada da pequena capela na comunidade do Bonete, viveu no primeiro século e, segundo conta a tradição cristã, foi ela que, em Jerusalém, enxugou a face de Jesus com um véu branco em seu caminho para o calvário. De acordo com o legado, o pano ficou com a impressão da imagem da face de Jesus.

Assim, a história de Santa Verônica tornou-se uma das mais populares da tradição cristã e o seu véu é uma das mais amadas relíquias da igreja. Verônica teria levado o véu para fora da Terra Santa e usado para curar o Imperador Tibérius de uma doença. O véu foi visto em Roma no século VIII e transferido para a Basílica de São Pedro em 1297 pelo Papa Bonifácio VIII.

Programação

11/7 (quinta-feira)

18h – 1ª sessão de cinema com pipoca
19h30 – 2ª sessão de cinema com pipoca

12/7 (sexta-feira)

18h – Santa missa
19h – 1ª sessão de cinema com pipoca
21h – DJ TJ
22h – Show com Paulinha Herus e Banda

13/7 (sábado)

11h – Santa missa em honra à Santa Verônica
18h – 1ª sessão de cinema com pipoca
19h30 – 2ª sessão de cinema com pipoca
20h – Queima de fogos
21h – DJ Alex
22h – Show com Nico do Pagode e Banda
22h30 – Show com Roney Allves e Banda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *