Jararaca é encontrada após se alimentar de animal urbano em Ilhabela

A cobra venenosa foi resgatada nesta madrugada, na Barra Velha

2
18162
O caso aconteceu na madrugada desta sexta-feira (Fotos: PM/ Divulgação)

Uma cobra da espécie jararaca foi resgatada pela Polícia Militar na madrugada desta sexta-feira (28), após sair em busca de alimentos e engolir um animal de pequeno porte, em Ilhabela. A jararaca, de aproximadamente 2 metros e adulto, estava na rua, em frente a uma residência no bairro Barra Velha, região urbana da cidade.

- Publicidade -

Segundo a PM, a cobra estava com o estômago cheio e provavelmente se aproximou da área residêncial em busca de alimento e deve ter engolido um animal doméstico ou roedor nas redondezas.

A serpente foi encontrada por volta das 3h, na Rua Mato Grosso do Sul em ao número 171, e foi capturada pelos soldados Israel e Alex. Os policiais devolveram o animal à natureza na área do parque estadual.

A PM alerta que possui técnicas próprias para resgate de animais peçonhentos e que se alguma pessoa se deparar com cobras, deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros ou outro órgão competente.

Jararaca

A espécie (Bothrops jararaca) é uma serpente venenosa muito comum em ambientes de Mata Atlântica, como o Litoral Norte. Possui um padrão de escamas bem caracterizado por desenhos dorsais em “V” invertido e as fêmeas tendem a serem maiores e mais pesadas do que os machos.

Esta cobra possui dois dentes inoculadores de veneno, retráteis, que são projetados para fora durante o ataque, agravando muito as consequências da picada. Seu veneno é muito potente e causa dor e edema no local da picada, podendo haver sangramento também nas gengivas ou em outros ferimentos pré-existentes. Contra estes efeitos, o antídoto correto é o soro antibotrópico, específico para picadas de jararacas.

O veneno da jararaca despertou o interesse médico, levando a diversas pesquisas. Em 1965 foi isolada a proteína de veneno que, depois de estudos e testes, resultou em um remédio controlador da hipertensão, o captopril.

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom esse policial saber lidar com essa cobra kkk porque aqui no Mato Grosso na minha residência tinha um enxame de abelhas chamei os bombeiros e eles correram da abelhas kkkk final da estoria tive eu mesmo que resolver o problema kkkkk

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui