Tradicional Festa de Santo Antônio completa 166 anos em Caraguá

A tradicional Festa de Santo Antônio, padroeiro de Caraguattauba, completa 166 anos em 2019 e começa nesta quinta-feira (30). Além das atrações já tradicionais, como a caminhada penitencial ao Morro Santo Antônio, casamento comunitário e festa social, esta edição será marcada pela elevação da paróquia a santuário diocesano, o primeiro do Litoral Norte. A cerimônia de elevação será realizada no dia do santo, 13 de junho.

O evento começa oficialmente às 19h30, com a cerimônia de levantamento do mastro de Santo Antônio. Já a trezena em louvor ao padroeiro começa na sexta-feira (31) e segue até o dia 12 de junho, com participação de sacerdotes convidados. As celebrações iniciam às 19h30 de segunda a sábado e às 20h aos domingos. Outra novidade é que os devotos poderão conhecer um pouco mais da história de Santo Antônio e rezar o terço votivo ao padroeiro antes de começar a trezena. Também serão distribuídos os pães de Santo Antônio. De acordo com padre Carlos Alberto da Silva (Padre Beto), pároco e futuro reitor do santuário, a estimativa é que sejam ofertadas mais de 17 mil pães, 10 mil só na missa e procissão do padroeiro, na noite do dia 13.

A caminhada ao Morro Santo Antônio está agendada para o dia 9 de junho, com saída da igreja matriz às 8h e Mmissa campal no Morro às 10h. Ao término, Padre Beto deve pular de paraglider com a imagem peregrina do padroeiro, para abençoar a cidade do alto.

Já o casamento comunitário acontece no dia 6 de junho às 11h, com o disputado bolo de Santo Antônio e as medalhinhas colocadas em meio ao recheio. De acordo com a tradição, quem acha o pedaço do bolo “premiado”, tem sua graça alcançada. O show de prêmios segue até o dia 30 de junho, sempre de quinta-feira a domingo, com quermesse, diversos quitutes, entre eles o já conhecido bolinho caipira e muitos prêmios, como um carro e duas motocicletas zero km e R$ 13 mil em dinheiro.

As celebrações de Corpus Christi, que este ano será comemorado em 20 de junho, também estão na programação da festa, com a montagem dos tapetes a partir das 6h e a santa missa e procissão às 17h. A 166ª Festa de Santo Antônio conta com diversos patrocinadores, apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). A Paróquia fica na Praça Cândido Mota, 35, Centro.

400 anos de história

De acordo com informações levantadas em livros tombos paroquiais, a Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba começou a se formar nos idos de 1600. Também nesta época, uma epidemia, provavelmente de varíola, dizimou boa parte dos moradores. Desanimado, o restante do povo mudou-se para Ubatuba, levando consigo o cartório e lá elevaram uma nova freguesia.

Alguns anos depois, estabeleceram-se novamente na região e pela Lei Provincial nº. 18 de 16 de março de 1847, a Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba foi reconhecida freguesia, pertencendo ao Termo de São Sebastião. Por outra Lei Provincial nº. 30 de 20 de abril de 1857, foi elevada à categoria de município, “distando quatro léguas de São Sebastião, e oito léguas de Ubatuba”.

No dia 18 de março de 1967, um sábado, a cidade de Caraguatatuba foi atingida por uma tromba d’água. A chuva insistente que caía sobre a cidade há vários dias provocou desmoronamento. Pedras, lama, terra, árvores desceram das encostas da serra em direção à cidade. As ruas do centro transformaram-se em rios de lama. A água levou tudo que encontrou pela frente. Oficialmente foram 400 mortos, mas certamente mais de duas mil pessoas tiveram a vida ceifada na tragédia. Entre os poucos prédios que ficaram em pé, estava a igreja matriz, que recebeu os sobreviventes. O episódio também foi determinante para a criação da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Desde a sua instalação, a Igreja Matriz Santo Antônio de Caraguatatuba teve um forte envolvimento participativo direto na construção e história da cidade, como na criação do Cemitério Municipal, Santa Casa de Misericórdia “Casa de Saúde Stella Maris”, Asilo Vila Vicentina, Fórum, Asilo Santo Antônio (hoje Pró+Vida) e na construção de muitas capelas. Após a catástrofe de 67, com a reconstrução do município, a igreja católica também cresceu junto à sua gente. Como mãe, a paróquia Santo Antônio gerou as paróquias São João Batista em 1983, no Bairro Poiares e Igreja Divino Espírito Santo, elevada à catedral, com a criação da Diocese de Caraguatatuba em 1º de maio de 1999.

Programação

Levantamento do Mastro de Santo Antônio
30/5 às 19h30

Programação Trezena Litúrgica
(segunda-feira a sábado 19h30/Domingos 20h)

31/5 – Pe. Mateus Almeida – Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda – Ilhabela
1º/6 – Pe. Eduardo Toledo – Paróquia Santo Antônio – Caraguatatuba
2/6 – Pe. Douglas Machado – Paróquia Sagrado Coração de Jesus – São Sebastião
3/6 – Pe. Cláudio Rodrigues– Paróquia Santa Terezinha – Caraguatatuba
4/6 – Frei Wilmar Ortiz, OFM conv – Paróquia Exaltação da Santa Cruz – Ubatuba
5/6 – Pe. Marcelo Thurmann – Paróquia Nossa Senhora das Dores – Ubatuba
6/6 – Dom Antônio Carlos Altieri – Arcebispo Emérito de Passo Fundo – RS
7/6 – Pe. João Marcos da Silva – Paróquia Nossa Senhora das Graças – Ubatuba
8/6 – Pe. Vladimir Coelho – Paróquia Nossa Senhora da Visitação – Caraguatatuba
9/6 – Pe. André Beghini – Paróquia Nossa Senhora Aparecida
10/6 – Pe. Elimar de Azevedo – Paróquia São Sebastião – São Sebastião
11/6 – Pe. Antônio Maria Chagas – Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Ubatuba
12/6 – Pe. Marcos Vinícius Rosa – Paróquia São Sebastião – Diocese de Votuporanga (SP)

9/6 – Caminhada Penitencial
8h – Saída da Igreja Matriz
10h – Missa Campal – Morro Santo Antônio

13/6 – Dia do Padroeiro
8h – Ato Cívico
9h – Santa Missa de Elevação – Dedicação da Igreja e do Altar
18h – Santa Missa e Procissão em honra ao Padroeiro – (Pães e Bolo de Santo Antônio)

15/6 – Casamento Comunitário
11h – Após a Celebração – Bolo de Santo Antônio

20/6 – Corpus Christi
6h – Enfeites de Rua
17h – Santa Missa e Procissão

Festa Social

31/5 a 30/6, quinta-feira a domingo, após as celebrações da trezena e santas missas. Show de prêmios, quermesse e quitutes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *