As aulas de defesa pessoal para mulheres oferecidas gratuitamente pela Guarda Civil Municipal (GCM) de São Sebastião tem uma nova turma. O curso acontece agora às terças e quintas-feiras para alunas a partir dos 14 anos. As interessadas em participar devem ir a um dos locais de treino, fazer uma aula experimental e preencher a ficha de inscrição.
Nas terças-feiras o treino é das 18h às 20h, na Secretaria de Turismo (Setur), no Centro Histórico, já às quintas-feiras das 18h30 às 20h30, no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz.
De acordo com o instrutor de Krav Maga e GCM, Gustavo Caprioti, os treinamentos têm como base o sistema de defesa pessoal israelense. “Utilizamos técnicas de fácil aprendizagem, muito funcionais, mas também agressivas, para cessar rapidamente uma possível agressão. Iniciamos com um aquecimento para evitar lesões e já entramos na técnica”, explicou.
Para a aluna Izabela Santos Aires, a proposta de defesa pessoal chamou a atenção. “Eu resolvi experimentar e me encontrei no Krav Maga, é muito bom. Os instrutores trabalham muito a questão psicológica da gente nas aulas e isso me ajudou muito na questão da percepção na rua. Eu tinha muito medo de andar sozinha e agora tenho mais confiança, tanto aqui na nossa cidade, quanto fora”, contou.
O curso faz parte do Programa Mulher, desenvolvido pela GCM em 2017. Segundo o inspetor chefe da GCM e também instrutor do Krav Maga, Rodrigo Moura Sales, além das aulas do curso, a GCM oferece às vítimas de violência doméstica, cursos profissionalizantes e apoio jurídico e psicológico. “A atual gestão desde o início deu uma atenção maior à violência doméstica, coisa que a gente identificava muito tempo antes, mas não tinha nada sistematizado para atender”, finalizou.