Curso de defesa pessoal para mulheres tem novas vagas em São Sebastião

As aulas de defesa pessoal para mulheres oferecidas gratuitamente pela Guarda Civil Municipal (GCM) de São Sebastião tem uma nova turma. O curso acontece agora às terças e quintas-feiras para alunas a partir dos 14 anos. As interessadas em participar devem ir a um dos locais de treino, fazer uma aula experimental e preencher a ficha de inscrição.

Nas terças-feiras o treino é das 18h às 20h, na Secretaria de Turismo (Setur), no Centro Histórico, já às quintas-feiras das 18h30 às 20h30, no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz.

De acordo com o instrutor de Krav Maga e GCM, Gustavo Caprioti, os treinamentos têm como base o sistema de defesa pessoal israelense. “Utilizamos técnicas de fácil aprendizagem, muito funcionais, mas também agressivas, para cessar rapidamente uma possível agressão. Iniciamos com um aquecimento para evitar lesões e já entramos na técnica”, explicou.

Para a aluna Izabela Santos Aires, a proposta de defesa pessoal chamou a atenção. “Eu resolvi experimentar e me encontrei no Krav Maga, é muito bom. Os instrutores trabalham muito a questão psicológica da gente nas aulas e isso me ajudou muito na questão da percepção na rua. Eu tinha muito medo de andar sozinha e agora tenho mais confiança, tanto aqui na nossa cidade, quanto fora”, contou.

O curso faz parte do Programa Mulher, desenvolvido pela GCM em 2017. Segundo o inspetor chefe da GCM e também instrutor do Krav Maga, Rodrigo Moura Sales, além das aulas do curso, a GCM oferece às vítimas de violência doméstica, cursos profissionalizantes e apoio jurídico e psicológico. “A atual gestão desde o início deu uma atenção maior à violência doméstica, coisa que a gente identificava muito tempo antes, mas não tinha nada sistematizado para atender”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *