POR AÍ! A lenda e as belezas da Pedra da Freira

Um local cercado de mistérios bem perto do centro de Caraguatatuba, a Praia da Pedra da Freira é conhecida dos moradores, mas muitos não sabem a origem no nome inusitado. As curiosidades começam já no caminho onde há um simpático mirante chamado “Por do Som”, no bairro Camaroeiro.

Então, de lá, os visitantes precisam acessar a praia a pé por uma trilha com degraus de pedra. São dez minutos de caminhada até a pequena faixa de areia clara e a formação rochosa que inspirou o nome do lugar, que de fato lembra uma freira ajoelhada e seu hábito esvoaçante.

Os moradores do local contam que de acordo com a lenda, a tal freira era apaixonada por um pescador e todos os dias o esperava regressar do mar com seus peixes. Mas um dia, ele não voltou da pescaria e ela teria virado pedra de tanto esperar o retorno de seu amado. Apesar do teor trágico da história que permeia o lugar, a praia oferece águas tranquilas, sem formação de ondas, ideal para famílias e crianças pequenas, e também para passeios de caiaque. Pela manhã, com a maré baixa, é possível ainda acessar as pedras que formam pequenas piscinas naturais. E para completar o cenário, há ainda uma casinha na árvore no canto da praia, onde os visitantes podem passar a noite.

Zeladores da Praia da Pedra da Freira

No local mora apenas uma família há mais de 40 anos. Entre a prefeitura e os moradores há uma troca de gentilezas: eles lá se refugiam e em troca cuidam da praia, retiram o lixo e oferecem estrutura de banheiro e ducha aos banhistas. A família oferece ainda bebidas, lanches e petiscos em um quiosque com mesas e cadeiras à sombra das árvores, aluguel de caiaque e Stand Up Paddle, bem como uma lojinha de conveniência.

O nome oficial é Praia do Garcêz, sobrenome da primeira família a morar no local. Mas poucos a conhecem com esse nome, explica Fernando de Lima Barbosa, 35 anos, um dos responsáveis pela praia. “Minha sogra mora aqui há mais de 40 anos. Ela teve nove filhos, o mais velho faleceu e eu me casei com a mais nova há 18 anos”.

praia da pedra da freiraEle conta ainda que a manutenção do belo quintal não é fácil. “Vem lixo de outras praias, além das árvores que soltam muitas folhas; os frequentadores daqui quase não jogam lixo no chão, mas as lixeiras ficam cheias rápido. Temos que limpa-las o dia todo. Além disso tem a escada que também precisa ser limpa diariamente. Muitas folhas caem, cria limo; temos que passar vap e fazer limpeza constante para que os turistas não corram risco de escorregar. Agora, aqui não tem água da Sabesp. Nós conseguimos canalizar água da nascente. Uma parte é usada em casa, outra deixamos para os turistas usarem para um banho, gratuitamente. Nós fizemos também um banheiro e deixávamos de graça, mas chegamos em um extremo que o pessoal sujava demais e começamos a cobrar uma taxa simbólica”, explica.

Ele conta que na temporada, eles acordam 5h da manhã diariamente pra limpar a praia antes dos turistas chegarem. “Na temporada chegamos a tirar 50 sacos de lixo por dia”. Fernando conta ainda que ouve muito que moram no paraíso.

“Entretanto, na hora de descer com botijão de gás ou com compras não é fácil. É um quintal difícil de limpar e acessar”, brinca. “Porém é o custo para morar num lugar bonito como esse”, conclui.

A casa na árvore

praia da pedra da freiraNo canto esquerdo da praia, perto do quiosque, há uma casa na árvore com cama de casal, televisão, frigobar e uma varanda própria para ver o pôr-do-sol. A casinha foi idealizada e construída há 15 anos por Evilmar Fernandes Soares. “Sempre sonhei, desde criança, ter uma dessas e quando vi essa árvore entendi que era perfeita. Eu projetei a casa com tamanho de seis metros quadrados”, conta satisfeito.

“Já alugaram para lua de mel, festa do pijama de meninas pra ver o pôr e o nascer do sol. Um casal fará a cerimônia aqui na praia e alugou a casinha pra passar a noite de núpcias. E quem já veio uma vez quer vir sempre”, conta sua esposa Valdeliza Batista da Silva.

One Reply to “POR AÍ! A lenda e as belezas da Pedra da Freira”

  1. bbw with huge knockers gets her pussy worked.weneedporn.online
    olalaporno.com shemale destroys her man.

    Praia sempre Limpa as pessoas q. Moram são mto caprichosos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *