Mercado é denunciado por presença de gambá e notificado pela Vigilância

Equipes da Vigilância Sanitária estiveram, nesta terça-feira (8), em supermercado da região central da cidade para uma vistoria no depósito do estabelecimento depois de uma denúncia de que havia um saruê (gambá) no local. A fiscalização descartou alimentos que estavam mal acondicionados e fora do prazo de validade. O estabelecimento recebeu auto de infração e termo de inutilização.

Na Costa Sul do município, uma hamburgueria foi interditada por falta de licença no dia 4 de janeiro. Ainda durante a ação na Costa Sul, trailers e foodtrucks foram notificados por terem alimentos mal acondicionados e receberam orientação quanto à manipulação dos mesmos.  A ação foi realizada pela Vigilância Sanitária em conjunto com a Fiscalização de Posturas, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.

Em outra ação conjunta, foram encontrados 42 pacotes de 200g cada de pão para hot dog vencido em uma casa de show em Maresias que recebeu auto de infração, termo de apreensão e termo de inutilização. Outros três estabelecimentos foram notificados.

De acordo com a Diretora de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Fernanda Paluri, estão sendo intensificadas as ações em estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios como supermercados, restaurantes, lanchonetes, ambulantes, entre outros. “Registramos um aumento significativo de denúncias formais e pelas redes sociais como resultado do aumento da população em razão da temporada e temos, por obrigação, proteger a população de eventuais danos pela má qualidade dos serviços prestados. É importante que os estabelecimentos se atentem para seguir as normas sanitárias a fim de minimizar e reduzir o risco a saúde pública”, explicou.

As ações têm como base a portaria que trata das boas práticas operacionais no comércio de alimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *