Prefeitura cerca praia do Ubatumirim para evitar acidentes e rachas

Os banhistas que forem de carro para a Praia do Ubatumirm, no norte de Ubatuba, a partir de agora encontrarão uma surpresa. A prefeitura colocou vários piquetes para evitar o acesso de veículos na areia. Nesta temporada também será estudada a possibilidade de cobrança de Zona Azul na área restrita a estacionamento.

A medida foi adotada após solicitações da Associação Amigos Praia do Ubatumirim (APU) por conta de acidentes e disputadas de rachas registrados no local.

O tesoureiro entidade, Juarez Barbosa, conta que há cerca de um ano um morador local foi atropelado por esses veículos que invadem a areia. O bairro é reduto de pescador e conta com cerca de 45 famílias, cerca de 200 moradores.

“Depois de muita luta chegou-se à conclusão que, nesse momento, a Zona Azul não é apenas com a intenção de arrecadar, mas sim ajudar a ordenar a praia”.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública de Ubatuba, por meio de nota, destacando que há muito tempo a comunidade da região do Ubatumirim solicita uma ação da Administração Pública a fim de minimizar o trânsito de veículos pela faixa de areia da praia.

“Diversas irregularidades são cometidas por alguns motoristas, como disputas de velocidade (rachas), menores de idade pilotando e veículos transitando em área para banhistas – onde já foram registrados acidentes/ atropelamentos”, diz a nota.

“Trata-se de uma decisão da municipalidade em conjunto com a comunidade, que após uma avaliação, optou pela implantação dos piquetes, limitando o local de acesso dos veículos, deixando a faixa de areia livre para os banhistas transitarem à vontade e preservando a vida e a integridade deles”.

Por se tratar de faixa de marinha, a administração municipal informa que a Secretaria do Patrimônio União (SPU) será oficializada nos próximos dias sobre o resultado do ordenamento no local.

Com a colocação de piquetes, a prefeitura informa que, inicialmente essa será uma medida experimental com orientação para garantir a segurança no local e que durante esse período não haverá cobrança de zona azul.

Posteriormente, deve ser adotado o sistema de Zona Azul que custa R$ 12 para uso nas praias e R$ 2 no estacionamento rotativo, no Centro da cidade. Atualmente, as praias com Zona Azul são: Maranduba/Sapê/Lagoinha; Lázaro; Toninhas; Praia Grande; Tenório; Vermelha do Centro; Perequê Açu; Itamambuca; Félix.

O gerenciamento é feito pela Companhia Municipal de Turismo (Comtur) e veículos com placa de Ubatuba não terão cobrança da Zona Azul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *