Litoral Norte espera pelo menos 1,4 milhão de turistas no Réveillon

Por Daniela Malara Rossi

As cidades do Litoral Norte esperam mais de 1,42 milhão de pessoas para o feriado do Ano Novo 2019. A região é um dos destinos turísticos mais procurados do Estado de São Paulo nesta época e prepara programações diversas para recepcionar os visitantes.

De acordo com a Prefeitura de Caraguatatuba, o município aguarda 500 mil turistas para as festas de Réveillon. Ao todo, 1 milhão de pessoas devem visitar a cidade entre o Natal e o Carnaval. Hoje, os hotéis já beiram 90% de ocupação. Já para a primeira quinzena de janeiro, quando os preços de hospedagem costumam ser menores, o índice chega a 50%.

Já em São Sebastião, a Prefeitura estima que 300 mil turistas visitem a cidade no feriado. Segundo a Secretaria de Turismo, estima-se em aproximadamente 100% o índice de ocupação na rede hoteleira da cidade durante as festas de fim de ano.

Na cidade de Ubatuba, a expectativa é que cerca de 500 mil visitantes cheguem para o Réveillon. A estimativa com menor margem de erro, segundo a Prefeitura, é com relação ao lixo. Em 1° de janeiro de 2018, um total de 80 toneladas de lixo foram retirados na limpeza de praias e orlas da cidade. Estima-se que 500 mil turistas tenham visitado o município para celebrar a chegada do ano – número maior que o dobro da população atual, que é de cerca de 100 mil habitantes. Durante os demais meses do ano, a coleta de lixo recolhe 70 toneladas de lixo por dia – número que aumenta para 270 toneladas/dia nos meses de temporada de verão. A estimativa só para a virada 2017/2018 foi de 500 mil turistas – numero que, no mínimo, será mantido. Nessa conta, temos uma média de 400 mil turistas/mês na temporada, o que resulta em 1,2 milhão durante o período.

A cidade de Ilhabela não fornece os dados, mas no feriado de Ano Novo passado os turistas chegaram a 120 mil, número que apresenta crescimento a cada ano.

Tamoios

A rodovia dos Tamoios conta com a Operação Verão Seguro ppara o Réveillon, a partir desta sexta-feira (28), às 13h, terminando às 17h do sábado (29). Para o retorno do feriado, a pista de subida volta a ter sua configuração normal, com duas faixas de rolamento, ficando a pista de descida com uma faixa.

Cerca de 295 mil veículos devem trafegar pela rodovia durante a semana do feriado de Ano Novo.

As obras realizadas no trecho de Serra para a duplicação da pista foram interrompidas no dia 22 de dezembro com previsão de retorno dia 7 de janeiro. As obras cotidianas poderão acontecer, condicionadas ao fluxo de veículos.

Horários de pico

Início do feriado (fluxo de veículos sentido Litoral)
Sexta-feira (28/12) – das 14h às 20h
Sábado (39/12) – das 06h às 14h

Retorno do feriado (fluxo de veículos sentido Vale do Paraíba)

Segunda (1°/01) – das 12h às 22h

Programação

Em Caraguatatuba a programação de shows de verão começam na próxima sexta-feira (28). O festival conta com 16 grandes atrações que agitarão a Praça de Eventos, na Rua da Praia, Centro Histórico da cidade, até o dia 27 de janeiro.

No município de São Sebastião, as atrações seguem até 23 de fevereiro, com destaque para apresentações carnavalescas, “fazendo um esquenta” para o Carnaval 2019. Mais uma vez, a programação também abre espaço para a apresentação de bandas locais.

Entre os destaques, as apresentações de Lucas Lucco, a dupla sertaneja Bruninho e Davi, a cantora revelação Iza, o pop rock da Blitz; Grupo do Bola; o pagode de Dilsinho; o responsável pelo sucesso “O Sol” – Vitor Kley; e o grupo Os Filhos dos Caras – Wilson Simoninha, Max de Castro e Léo Maia, trazendo os clássicos de Wilson Simonal e Tim Maia. A programação continua com uma das duplas sertanejas mais queridas do país – Marcos e Belluti, além de João Bosco e Vinicius. O palco também será ocupado por Emicida, Bruna Viola e Yasmin Santos.

A virada do ano será celebrada em sete pontos do município, que contarão com o espetáculo pirotécnico e shows com Djs locais e da região. Serão sete locais com queima de fogos, e muita música, das 22h do dia 31 de Dezembro de 2018, até às 2h do dia 1° de Janeiro de 2019, na Enseada, Praia do Arrastão, Centro, Barequeçaba, Maresias, Boiçucanga e Barra do Una. Em todos os pontos, a expectativa é de que os shows pirotécnicos tenham, em média, duração de 10 a 20 minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *