Outubro Rosa tem mutirão de mamografia, caminhada e outros eventos no LN

As quatro cidades do Litoral Norte preparam programações diversas voltadas para a conscientização do câncer de mama neste mês, conhecido como Outubro Rosa e marcado por mobilizações pela causa.

Em Caraguatatuba, a Prefeitura realiza um mutirão de mamografia no Centro de Especialidades Médicas, Odontológicas e de Reabilitação (CEM CEO), no dia 27. A campanha é destinada a mulheres acima de 40 anos e que tenham feito o exame a mais de um ano. As pacientes devem tirar a senha no local em dois horários, às 7h no período da manhã e ao 12h30 a tarde. Ao todo, 100 exames serão realizados durante todo o dia: 50 no período da manhã e 50 a tarde.

Na cidade de Ubatuba rodas de conversa, coleta de exames preventivos, atendimento odontológico, atividades físicas e de cuidado com a beleza integram a programação nas unidades de saúde. As atividades acontecem gratuitamente nos bairros, Estufa I e II, Ipiranguinha, Itaguá, Itamambuca, Jardim Carolina, Marafunda, Rio Escuro, Saco da Ribeira, Sertão da Quina, Ubatumirim, Sesmari, Sumaré e Umuarama. A programação pode ser consultada em cada unidade.

Em Ilhabela, a 2ª Caminhada “Ilhabela contra o Câncer de Mama” acontece no próximo dia 20, com concentração a partir das 8h, na Praça Allan Kardec, na Barra Velha, com destino à Praia do Perequê. Antes da largada, haverá uma sessão de alongamento para um público estimado em 200 pessoas. Além da caminhada, haverá ainda outras atividades, como funcional, passeio de caiaque e canoa havaiana, dança com a Melhor Idade, massagem com equipe de enfermagem, aplicação de ventosas com equipe de fisioterapeuta e coleta de cabelo para doação à entidade especializada em confecção de perucas e corte de cabelo por colaboradores do Fundo Social. Na ocasião, o público poderá conferir de perto alguns assuntos nos estandes educativos que abordarão os temas: infecções sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, câncer de mama e o uso racional, armazenamento e descarte de medicamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *