Ilhabela é primeira cidade do Litoral a proibir canudos de plástico

Estabelecimentos comercias têm seis meses para se adequarem às novas regras

Prefeito tem 15 dias para aprovar ou vetar a proposta (Foto: Divulgação)


Os vereadores de Ilhabela aprovaram por unanimidade, nesta terça-feira (19), o projeto que proíbe a utilização de canudos de plástico no comércio da cidade. O PL 57/2018, de autoria do vereador Luiz Paladino de Araújo (PSB), é pioneiro no litoral paulista e tem o objetivo de diminuir impactos ambientais. O tema já foi discutido em audiência pública, onde a população se mostrou favorável.

Agora o prefeito Marcio Tenório tem 15 dias para sancionar ou vetar a proposta. Após aprovação da prefeitura, os estabelecimentos comerciais da cidade terão seis meses para se adequar às novas regras. O administrador já sinalizou publicamente que apoia a medida.

Aprovado, o projeto prevê multa de R$ 2.770 para ambulantes e R$ 12.850 para comércios que oferecem os canudos de plástico. Se houver reincidência, as atividades do estabelecimento podem ser suspensas por 30 dias e a licença de funcionamento pode ser cassada.

A cidade de Caraguatatuba também estuda a possibilidade de proibição dos produtos por meio do projeto 056/18, de Dennis da Silva Guerra, que tramita na Câmara Municipal. Na noite desta quarta-feira (20) e na próxima segunda (24), moradores e poder público discutem o tema em audiência. 

Comerciantes dividem opiniões sobre o projeto. Alguns concordam com a medida para diminuir os impactos ambientais e alegam já estarem se adequando. Outros resistem a mudança e reclamam do aumento de custos com os canudos biodegradáveis, que podem custar até 20 vezes mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *