Litoral Norte recebe Caravana Digital e show de Sandami no fim de semana


Por Fernanda Veiga

O sinal analógico de TV será desligado em 28 de novembro e quem possui TVs de tubo ou de tela plana fabricadas até 2010 precisa de antena e conversor. No Litoral Norte a Seja Digital já entregou 75 mil kits gratuitos com antena digital, conversor e controle remoto.

A Seja Digital é a entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para digital da televisão aberta no Brasil. A entidade tem como parte de suas atribuições distribuir kits gratuitos para a população de menor renda atendida pelo Governo Federal. 

A lista de beneficiários é fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social para que a Seja Digital informe ao público por meio de cartas e campanhas de comunicação para que possam entrar em contato e agendar a retirada dos equipamentos.

Para saber se está na lista fornecida pelo Ministérios do Desenvolvimento Social ou se o agendamento já está liberado em sua região, o beneficiário deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para 147 com o CPF ou NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Após o agendamento, a retirada é feita mediante a apresentação de um documento com foto que comprove a identidade do beneficiário.

Prêmios

As famílias beneficiadas podem ainda concorrer a prêmios de R$ 2 mil em cartões pré-pagos. Para participar, é necessário, primeiro, verificar se têm direito ao kit distribuído pela Seja Digital e, em caso afirmativo, realizar o agendamento, escolhendo a melhor data, horário e local para retirar os equipamentos. 

Com o kit em mãos, basta seguir as instruções para instalar o conversor e a antena digital. No final do processo de instalação aparece um código na tela da TV, que deve ser inscrito no site ou no telefone 147 (ligação gratuita). Informando o código, a família já estará participando do sorteio e concorrendo aos prêmios.

Após 28 de novembro, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo aos programas, todas as residências precisam ter uma antena e um conversor ou um aparelho de televisão preparado para receber o sinal digital.

Caravana com Show

Com objetivo de mobilizar a população para se prepara para o desligamento do sinal analógico, neste sábado (1ª) a Caravana da TV Digital  estará presente na cidade de Caraguatatuba e no domingo (2) em Ubatuba que terá show ao vivo do cantor Sandami, ex-vocalista do grupo Sambô.


“Na Caravana, a população poderá agendar a retirada dos kits gratuitos e também tirar todas as dúvidas sobre a mudança no sinal de TV e a instalação dos equipamentos”, explica a consultora de mobilização da Seja Digital na região, Carla Reis. 

Três tendas serão montadas durante a Caravana. Em uma delas, a tenda da TV Digital, os visitantes poderão fazer uma “viagem no tempo”, desde o início da TV no mundo e no Brasil até os dias de hoje, mostrando a qualidade de som e imagem que a TV digital oferece aos telespectadores, além de tirar dúvidas sobre como instalar a antena digital e o conversor e realizar a busca de canais.

A área de arte-educação, organizada em uma outra tenda, conta com atividades lúdicas e recreativas, jogos e brincadeiras, além de apresentações de mágicos, mímicos, palhaços e circenses (malabarismo, perna de pau e acrobacia) para divertir quem passar por ali. As Caravanas contarão com espetáculos de música, sempre duas horas antes do encerramento da ação.

Com foco no meio ambiente, a terceira tenda tem como objetivo informar e orientar a população sobre a importância do descarte correto de televisores e demais eletrônicos quebrados. Embora não seja necessário descartar os aparelhos antigos, uma vez que com o conversor instalado e antena adequada eles continuarão funcionando após o dia 28/11, aparelhos danificados não podem ser descartados no lixo comum, pois possuem metais tóxicos que contaminam o meio ambiente.

Serviço:
Caravana da TV Digital
Caraguatatuba

Data: 1 de setembro (sábado)
Horário: das 10h às 18h
Local: Praça Cândido Mota, s/n° – Centro 


Ubatuba

Data: 2 de setembro (domingo)
Horário: das 10h às 18h
               16h: Show Sandamí
Local: Praça Capricórnio, s/n° – Centro (em frente ao Aeroporto).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *