Caraguá a Gosto destaca município como rota gastronômica

13ª edição reúne 44 estabelecimentos e traz lanches e sobremesas até 2 de setembro

Pratos especiais seguem até o dia 2 de setembro (Foto: Divulgação)


O 13º Festival Gastronômico Caraguá a Gosto começa nesta quarta-feira (1º/8) e segue até o dia 2 de setembro, com pratos de 44 estabelecimentos. Moradores e turistas podem experimentar receitas de bares, restaurantes, pizzarias, quiosques, lanchonetes, sorveterias e docerias que participam do concurso. 

A consolidação do evento e de outros encontros de culinária visa transformar o município em um roteiro gastronômico. Somente em julho a cidade sediou a Festa da Tainha e o Festival do Camarão, que movimentaram mais de 100 mil pessoas nas férias de inverno.

Mas isso ainda é pouco nas palavras do prefeito Aguilar Junior que destaca mais eventos desse segmento como Jazz e Vinhos, já realizado, Food Trucks, Festival de Cervejas Artesanais, que tiveram a primeira edição em 2017, Festa dos Mineiros e Festa do Sorvete que serão atrações de 2018. “Não deixamos nada a desejar para outros roteiros”, disse Aguilar Junior, que recentemente esteve em Portugal, país famoso por sua gastronomia. 

O crescimento do Caraguá a Gosto mostra que o evento tem atingido os objetivos. Em 2006 ele começou com 17 estabelecimentos participantes como lembrou o secretário de Turismo, Cristian de Souza. “Hoje são 44. Isso é um recorde e mostra a importância do evento”. 

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE), Sávio Luiz dos Santos, o evento tem tudo para se tornar cada vez mais forte, o que fomenta o comércio em agosto que antes era um mês morto. “Nós somos parceiros porque é importante para o comerciante para a geração de emprego e renda na baixa sazonalidade e isso faz com que outros setores, como hotéis, pousadas, quiosques também se desenvolvam”.

Este ano, o festival traz novas categorias: Lanches Artesanais (sanduíches ou outros tipos de lanches artesanais), Sobremesas (doces, tortas e sorvetes) e Culinária Internacional (pratos internacionais); além de seguir com as tradicionais Carnes & Aves, Frutos do Mar, Comida de Boteco (petiscos e porções), Sabor de Praia (petiscos ou porções de frutos do mar) e Pizzas. É possível encontrar pratos principais a partir de R$ 22.

Os consumidores elegem os melhores estabelecimentos em criatividade, apresentação, sabor do prato, serviço da casa e atendimento do garçom. Haverá cédulas de votação para os clientes, que atribuirão notas de 5 a 10 para cada quesito avaliado.

Além de escolher os melhores em cada categoria, o público participa de sorteio de brindes. Os garçons melhores avaliados pelos fregueses também serão premiados. Um material especial com a divulgação de todas as casas, pratos, receitas e valores está em produção e deve ser distribuída nos estabelecimentos para servir como um Guia Gastronômico para os clientes.

Em 2017, o festival contou com 30 restaurantes e a participação de mais de 8 mil consumidores de 147 cidades, o que provocou um aumento de quase 50% no faturamento dos estabelecimentos.

Categorias e estabelecimentos participantes 

Carnes e Aves: Restaurante Tapera Branca, Restaurante e Pizzaria Surfs, Baleares, Bar do Julinho, Kintal do Neno e Taller Gastronomia
Frutos Do Mar: Mar e Terra Restaurante, Guaruçá Frutos do Mar, Balaio Caiçara, Quiosque Baleia Branca, Ostra & Ouriço, Kiskonofre, Golfinho Azul, Baleares, Toca do Robalo, Caiçaras, Quiosque do Chileno, Bar do Japonês, Mar À Vista
Comida Boteco/Sabores Praia: Bar do Hélio, Batatuba, Kiosque Marquinhos 47, Camarim Barber Club, Quiosque do Chileno, Arataka, Bar do Japonês, Manduca, Kiskonofre, Espeticho, Empadas do Vilaça, Refúgio do Pirata
Pizzas: Alegro Sushi Pizza Bar, Gergelim Pizzas, Gamboa Restaurante e Pizza Bar, Japa Pizza, Officina das Pizzas, Pizzaria do Neno, Toca do Robalo
Lanches Artesanais: Kadu Lanches, Morro do Santo Hamburgueria, Guará Burger, BBB Hamburgueria, Bangabô, Rei Burguer, Camarim Barber Club
Culinária Internacional: Alegro Sushi Pizza Bar, Kadu Lanches, Nori Sushi, Zanfredo, Manduca, Gamboa Restaurante e Pizza Bar, Taller Gastronomia, Espeticho, Mar À Vista
Sobremesa: Sorveteria Capittani, Balaio Caiçara, Gergelim Pizzas, Sodiê Doces, Bangabô, Açaí Mix JCR e Officina das Pizzas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *