Maresias cria espaço para artes urbanas com ‘Beco da Mulher Maravilha’

Galeria a céu aberto traz grafitagem de vários artistas renomados e locais

Muros ganham novos ares e alegram bairro (Fotos: Divulgação/PMSS)

O bairro de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, está se transformando em uma galeria de arte a céu aberto e deve ganhar, em breve, sua própria versão do “Beco do Batman”, rua tomada de grafites e famoso cartão postal paulistano. 

A versão maresiense está sendo implantada na viela da entrada oito da Praia de Maresias, que liga a avenida à Sebastião Romão César, que está sendo apelidada de “Beco da Mulher Maravilha”, em referência a versão da capital.

Os idealizadores da iniciativa são os arquitetos do Studio Carlito e Renata Pascucci, que tem atuado, desde o ano passado, em ações de implantação de arte urbana em Maresias, no projeto apelidado de #colorindomaresias.

“A Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias, em paralelo, trabalhava também desde 2017 na busca por viabilizar uma galeria de arte a céu aberto no local, que concentra grande fluxo turístico por conta das pousadas, restaurantes e casas noturnas do entorno”, conta Carlito Colhado.

De acordo com Carlito, como as ideias se complementavam, houve uma união de forças, trazendo para a iniciativa também a Associação de Moradores de Maresias (Somar), que já vinha ofertando aulas gratuitas de grafitagem para os jovens do bairro com artista Yá, moradora da cidade e professora da oficina, que atende cerca de 60 crianças entre alunos de Maresias e Boiçucanga.

A arquiteta Renata Pascucci destacou a união do bairro em prol do projeto. “O que vimos foi essa grande sinergia local, todos em busca dessa inserção e valorização artística em nossas ruas e comunidade e somamos esforços para tirar o projeto do papel”. 

 Segundo ela, agora com o apoio da prefeitura, da sociedade civil organizada, assim como do meio artístico e empresariado local, “estamos trabalhando nesse amplo mural, que trará não apenas arte de grafiteiros de renome de São Paulo, como também de artistas locais e de nossas crianças”, comemorou a arquiteta.

“O nosso ‘Beco da Mulher Maravilha’ é uma realização a muitas mãos, que juntas estão viabilizando um novo cartão postal para Maresias, com a cara de nossa cidade e de nossa praia”, completou Carlito.

O diretor da Regional Maresias, Teo Ferreira, destacou que a ideia é agregar valor a Maresias através da arte. “Estamos juntamente com artistas locais e empresários fazendo o embelezamento dos muros aqui do bairro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *