Ilha Montão do Trigo deve ter energia restabelecida após 4 anos sem luz

Em uma das regiões mais isoladas de São Sebastião, 60 pessoas vivem há quase cinco anos sem energia elétrica na Ilha do Montão de Trigo, localizada a 12 km de distância da faixa de areia da Praia de Barra do Una, na Costa Sul do município.

Diante disto, a Prefeitura Municipal, com o apoio da Secretaria das Administrações Regionais (Seadre) e Defesa Civil realizou, na sexta-feira (15), uma operação conjunta com a EDP Bandeirante para solucionar os problemas de iluminação e eletricidade que a comunidade enfrenta há anos.

Duas embarcações da Defesa Civil rumaram do centro da cidade à Ilha, em um trajeto de 40 minutos, com técnicos da EDP para avaliar as condições das 21 estruturas de captação de energia solar instaladas em 2013.

De acordo com o engenheiro da empresa responsável pela distribuição de energia no município, Felipe Ariel, todo o sistema terá de ser refeito. “As placas solares estão boas, mas o resto, como baterias, inversores e controladores de cargas, estão em condições precárias”, disse o engenheiro.

Sem luz há tanto tempo, a situação dos moradores é de urgência e agradecimento. “Estou muito feliz pela prefeitura estar olhando por nós agora. Nunca houve nenhuma manutenção nos equipamentos desde que foi instalado. E quando puseram, em 2013, em menos de um ano já se ouvia as explosões das baterias e um cheiro horrível por aqui”, contou o morador Celso Gills.

Outros ainda destacaram as dificuldades de viver diariamente sem luz. “Para tomar banho é água gelada mesmo. Quando está muito frio, cortamos bambu, acendemos uma fogueira e esquentamos a água da nascente em latões grandes. A iluminação é a base de muitas e muitas velas”, relatou Sérgio de Souza.

“Comida é outro problema. Sem geladeira, não há como armazenar nada. Temos de pescar de manhã, comer no almoço e salgar o resto do peixe para o jantar”, disse o morador que acompanhou os trabalhos da equipe, Benedito de Oliveira.

O Secretário da SEADRE, Gelson de Souza (Tota), esteve na visita e avaliou outros quesitos para melhorias da comunidade. “O prefeito Felipe Augusto quer não só restabelecer a eletricidade para as famílias do Montão de Trigo, como também executar melhorias públicas em geral. De imediato, reformaremos o piso da escola, na área de alimentação e realizaremos uma limpeza e manutenções no que for necessário pelo local”, esclareceu ele.

É importante destacar que a Escola Municipal da Ilha Montão do Trigo está presente no pacote do processo de licitação que contemplará a reforma de todas as escolas da rede municipal sebastianense.

A Administração agora terá como próximo passo cobrar a empresa EDP Bandeirante na resolução dos estudos financeiros e de material, para que as obras de implantação de um novo sistema de captação solar sejam postas em prática o mais breve possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *