Caraguatatuba reinaugura Banco Municipal de Alimentos

A Prefeitura de Caraguatatuba vai reinaugurar o Banco Municipal de Alimentos no próximo dia 28 de agosto, às 16h. A estrutura fica no Jardim Britânia e atenderá todas as entidades sociais conveniadas ao município. O objetivo do banco é arrecadar alimentos para distribuir à população carente, além de promever a conscientização sobre o desperdício dentro da sociedade.

Inaugurado em 2008 pela própria prefeitura, o Banco Municipal de Alimentos foi desativado no ano seguinte. Em seu relançamento, terá como prioridades ações socioeducativas, onde serão ministradas palestras, cursos e orientações nutricionais.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, o Banco de Alimentos é uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar. Segundo ele, as doações passarão por fiscalização rigorosa. “Tudo que chegar ao Banco de Alimentos passará por triagem e será pesados. Além disso, o processo terá acompanhamento da nutricionista Fernanda Cardoso, responsável pelo Banco”.

Já a presidente do Fundo de Social de Solidariedade, Samara Aguilar, citou outros objetivos do órgão. “Um dos nossos objetivos é combater o desperdício e a fome, através de doações de alimentos próprios para o consumo”, disse Samara, que também presidirá o Banco Municipal de Alimentos.

O Banco de Alimentos de Caraguatatuba será gerido por um Conselho Gestor composto por um servidor da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, um da Secretaria de Saúde, um da Secretaria de Educação, um da Secretaria da Administração, um da Câmara Municipal, um representante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, além de um representante de outros órgãos públicos (federais, estaduais ou municipais) e de pessoas jurídicas de direito privado. Nenhum membro do Conselho Gestor será remunerado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *