Caiçaras de Ubatuba são tema de documentário acadêmico da PUC

A cultura caiçara de Ubatuba foi tema de uma pesquisa acadêmica de um grupo de alunos do curso de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC). O trabalho resultou no documentário “Filhos do Mar, a comunidade caiçara de Ubatuba”, produzido como trabalho de conclusão de curso, e será lançado oficialmente dentro da programação da 94ª Festa de São Pedro Pescador, no dia 1° de julho.

O documentário tem como foco principal a cultura caiçara, que se destaca na manutenção de hábitos como a pesca artesanal, a agricultura, a realização de festas tradicionais, a fabricação de redes, canoas e instrumentos musicais, entre outros.

De acordo com a Prefeitura, a pesquisa busca retratar o cenário atual de Ubatuba, expondo as adversidades e as medidas em curso para a manutenção e preservação da comunidade tradicional.

Segundo os estudantes que elaboraram a produção, a ideia surgiu quando um dos integrantes do Projeto Experimental, realizado pelo Sesc Bertioga, participou de uma oficina caiçara em 2013, no litoral paulista. Quando a temática foi compartilhada com os colegas, os demais integrantes do grupo se interessaram e assim teve o início o processo de pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *