Balsa é reformada com investimento de R$ 5,3 milhões e retorna ao LN

A travessia São Sebastião/Ilhabela recebe mais um reforço, a partir desta segunda-feira (20/2). A embarcação FB-25 foi reformada durante seis meses no município de Navegantes, em Santa Catarina, com investimento de R$ 5,3 milhões do Governo do Estado de São Paulo. A balsa retorna ao Litoral Norte e se torna a sétima balsa da frota da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) na região.

O ferryboat tem capacidade para transportar 127 veículos e 538 passageiros por hora em cada sentido. Com 76 metros de comprimento, 17 metros de boca (largura) e 2,5 metros de pontal (altura), a embarcação é a maior da frota da companhia e uma das maiores do Brasil nesta categoria, em dimensões principais e capacidade de carga.

Apta a transportar até 85 veículos por viagem, a FB-25 passou por uma remodelação, com o envolvimento de 70 profissionais. Cerca de 120 toneladas de aço foram instaladas, entre chapas, perfis laminados e tubos. A embarcação também recebeu 11 mil metros quadrados de nova pintura, com o novo padrão da Dersa, em que o antigo amarelo deu lugar ao branco, com grafismos em azul e cinza. Além disso, foram instalados sanitários com acessibilidade. A embarcação é impulsionado por quatro motores de 360 HP.

 

História

O ferryboat FB-25 foi construído em 2006 com o objetivo de atender aos usuários do Litoral Norte. Para cumprir as normas vigentes da autoridade marítima, a balsa, inicialmente projetada para transportar 100 veículos e 400 passageiros, teve sua capacidade readequada para 85 veículos e 359 passageiros.

O reforço visa atender as necessidades da travessia São Sebastião/Ilhabela, que é a segunda mais movimentada do Estado, com média diária de 4 mil veículos, 5 mil passageiros, 700 bicicletas e 500 motocicletas. Esta foi a segunda reforma geral realizada na FB-25, que já havia sido remodelada em 2011.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *