Sabesp lança aplicativo que permite emissão de segunda via de contas

O Sabesp Mobile, novo aplicativo da companhia, já está disponível para download. Clientes que utilizam smartphones e tablets com sistema operacional Android ou iOS poderão usufruir de novas funcionalidades.

A ferramenta abrange todos os 366 municípios operados pela Sabesp e oferece serviços requisitados pelos usuários nas lojas virtuais Play Store e App Store, como acesso a segunda via da conta, histórico das 12 últimas contas de consumo, avisos sobre vencimento de débitos e alta de consumo e orientação sobre débito automático.

A comunicação de vazamentos de água e esgoto também está disponível. O serviço já era oferecido para clientes da Região Metropolitana de São Paulo e Região Bragantina na primeira versão, o Sabesp_App.

Depois de baixar o app no celular, o consumidor só precisa fazer um cadastro simples, informando e-mail, CPF e senha. Automaticamente o aplicativo envia uma mensagem ao endereço eletrônico para confirmar o cadastramento. A partir desse momento, o cliente já terá acesso aos serviços e informações disponíveis, bastando apenas digitar o RGI do imóvel que deseja ter acesso aos dados.

Com isso, a vida de quem prefere fazer tudo online vai ficar ainda mais fácil. Para pagar a conta, por exemplo, o cliente poderá imprimir a segunda via para pagamento na agência bancária ou copiar o código de barras e colá-lo diretamente no aplicativo do banco que utiliza.

O aplicativo também enviará alertas para lembrar o fechamento e vencimento das faturas e alterações no padrão de consumo do imóvel cadastrado. “Entre as questões mais interessantes desta ferramenta está a adaptabilidade, já que podemos somar novas opções e funcionalidades à ferramenta com muita facilidade, de acordo com a necessidade e a expectativa dos clientes”, explica Osvaldo Pazianotto, superintendente de Tecnologia da Informação.

Entre as possibilidades para as futuras atualizações estão as opções para comunicar falta d’água, solicitação de verificação da qualidade da água, alteração da data de vencimento da conta e parcelamento de débitos. Outro serviço cuja implementação está sendo estudada é a divulgação de campanhas da companhia e dicas de consumo.

No futuro, o Sabesp Mobile também vai incluir avisos sobre eventuais interrupções no fornecimento de água, com base na localização do usuário. Essa informação pode ser obtida pela associação do cadastro do cliente no app a um determinado RGI.

Atendimento mais eficiente

A primeira versão do aplicativo da Sabesp, o Sabesp_App, contou com mais de 20 mil usuários ativos desde junho de 2016, abrindo um canal de comunicação com os clientes que teve resultado positivo no tempo de atendimento e no aproveitamento das equipes de campo da companhia.

Para informar um vazamento de água ou esgoto na Região Metropolitana de São Paulo ou Região Bragantina, o usuário tinha que enviar fotos do local.

Por isso, era possível saber de antemão se o problema era realmente de responsabilidade da Sabesp ou não (caso, por exemplo, de vazamentos em galerias de águas pluviais ou bocas-de-lobo, que são de responsabilidade das prefeituras).

Dos 7.000 chamados abertos no período, 3.900 eram realmente vazamentos de água ou esgoto. Com isso, o tempo de atendimento diminuiu 10% e as visitas infrutíferas das equipes da companhia caíram
35%.

O antigo aplicativo, Sabesp_App, estará disponível até 30 de janeiro. Os usuários estão recebendo alertas “push” (que aparecem na barra de notificações dos aparelhos) convidando-os a migrarem para o Sabesp Mobile.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *