FOTO EM FOCO: Pituca

A foto em foco desta semana deve sua inspiração à bela matéria da jornalista Daniela Malara, que por sinal, também colabora no Nova Imprensa, publicada na revista virtual Ilhabela Style. O título, PITUCA, QUANDO A VIDA É A OBRA DO ARTISTA, sintetiza com propriedade a trajetória ímpar dessa maravilhosa pintora e é uma pérola abrindo um texto muito bem burilado, de sabor literário.


Tinha a maior parte destas fotos arquivadas desde a sua última individual, em 2013. Presenteei Pituca compondo com elas um vídeo ligeiro, que fiz especialmente para aquela ocasião, mostrando o seu atelier. Foi exibido durante o vernissage e também no decorrer da mostra, em uma TV de LCD fixada rente ao teto, no meio da sala dos fundos do espaço expositivo. Seu atelier é também uma singular construção artística, uma intrincada instalação, feita no dia a dia do seu ofício criativo. Ele transpira originalidade e beleza e foi minha intenção registrar isso quando o fotografei.


Pituca faz de Ilhabela o seu mais querido e preferencial tema. Artista algum soube e sabe como ela documentar e refletir criticamente sobre as transformações que a Ilha viveu nas últimas quatro décadas. Ilhabela pode muito se orgulhar de ter alguém com o seu talento e a sua integridade a retratando com tanto amor e tamanha perspicácia. 


Por Márcio Pannunzio

*Os direitos autorais das fotos da coluna Foto em Foco pertencem a Márcio Pannunzio. Desrespeitar o direito do autor é crime. Havendo interesse em usar qualquer fotografia da coluna para fins jornalísticos, institucionais, didáticos ou publicitários, entre em contato para negociar o devido licenciamento de uso de imagem: marciopann@gmail.com

  Conheça mais trabalhos de Márcio Pannunzio pelos sites: www.marciopan.art.brwww.marciopan.comwww.ilhabelaemfoco.com e www.retratararte.com. E aqui no Foto em Foco, toda semana uma diferente série fotográfica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *