Ubatuba e Caraguá realizam ações de prevenção às DSTs, HIV e mosquito da dengue

A expectativa é distribuir nas duas cidades cerca de 120 mil preservativos durante o Carnaval

(Foto: Divulgação)

Folia e prevenção devem andar lado a lado neste Carnaval. Durante o evento mais popular do Brasil, Ubatuba e Caraguatatuba prepararam ações preventivas para conscientizar os foliões.


A prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e à transmissão do vírus HIV, da Aids, é o foco da ação de Carnaval organizada pela Vigilância em Saúde de Ubatuba. As ações acontecem na região central e na Maranduba, principais concentrações de foliões. A expectativa é de distribuir entre 15 e 20 mil preservativos.



No Centro, a tenda de apoio está instalada na Praça de Eventos e funciona das 20h30 às 23h30, desde sexta-feira (5) até a segunda-feira (8). A equipe de trabalho é composta por agentes e funcionários do Ambulatório de Infectologia, da Vigilância Epidemiológica, da Vigilância em Saúde e do programa de saúde da família.         



Eles percorrerão o eixo Centro-Itaguá para distribuir preservativos masculinos e femininos, além de orientar sobre cuidados a serem tomados durante as relações sexuais. O mesmo acontecerá na Praia Grande e na Maranduba. 



Já durante o dia, as equipes de saúde que atuam no projeto Verão com Mais Saúde fazem a distribuição dos preservativos e também de gel lubrificante nos contêineres localizados nas praias Maranduba, Praia Grande e Perequê-Açu, que são as que apresentam maior movimento. Nesses locais, os veranistas recebem ainda informações sobre a necessidade de semanalmente eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.



Caraguá



Já em Caraguatatuba, entre os dias 5 e 9, equipes da Secretaria de Saúde percorrerão as ruas para distribuir panfletos e preservativos ao público. A ação tem o objetivo de conscientizar turistas e moradores sobre a importância da prevenir as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).


A Secretaria de Saúde estima distribuir cerca de 100 mil preservativos. As equipes pretendem visitar diversos pontos da festa, como o Centro na sexta-feira (5); a Praça Irmã Lucila (Massaguaçu) no sábado (6); o Centro de Eventos do Litoral Norte (Porto Novo) no domingo (7); a Praça Dr. Cândido Motta (Centro) na segunda (8) e o Porto Novo na terça (9).


Serão distribuídos também materiais educativos sobre HIV/AIDS, Hepatites Virais e Sífilis. De acordo com a Secretaria de Saúde, a campanha tem foco em todos os públicos, mas será reforçada para os segmentos mais vulneráveis às DST’s HIV/AIDS, tais como usuários de drogas, profissionais do sexo e homens que fazem sexo com homens.



O Carnaval 2016 é promovido pelo Governo Municipal, por meio da secretaria de Turismo e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *