Entidades de Ubatuba se unem para fortalecer Mercado de Peixes

Feira reúne a cultura pesqueira e se torna opção de visita para moradores e turistas

Mercado de Peixes foi reformado e recebe novos visitantes (Foto: divulgação)



Um convênio estabelecido entre a Prefeitura de Ubatuba e a Colônia Z-10 promete fortalecer as atividades do Mercado Municipal de Peixes. Segundo a administração, o objetivo é fomentar a cultura caiçara e a atividade turística por meio do apoio ao setor pesqueiro e da valorização da feira de pescados local.


O projeto envolve diferentes atividades, entre elas, a elaboração da Carteira do Pescador Profissional, o registro de embarcações e a realização de cursos de interesse da categoria como, por exemplo, sobre processamento e comercialização do pescado e o acompanhamento e informação sobre atualizações na legislação para o setor. Além disso, foram realizadas reformas na estrutura do Mercado, como pintura, sinalização, implantação de sistema de som, de câmeras e iluminação.


A caiçara, de família tradicional de pescadores de Ubatuba, Delma Rolim de Oliveira, conta que a categoria está mais unida com as ações. “Além de decidirmos tudo coletivamente, também organizamos e participamos de festas, como a Festa do Pescador, no dia 29 de junho, e a Caiçarada, no final de agosto”.


Para o secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Maurici Romeo, o convênio significou melhora na vida dos pescadores por conta do aperfeiçoamento da Colônia no atendimento de suas necessidades. Maurici destaca também que “o empoderamento da comunidade para que fizesse a gestão direta do mercado teve como consequência um aumento direto em seus ganhos”. 


Serviço
O Mercado Municipal de Peixes de Ubatuba está aberto ao público das 7h às 18h, de segunda a sábado, e aos domingos, das 7h às 14h. A feira de pescados fica no Centro, próximo à Ponte que leva ao Perequê-Açu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *