Explosões em rede de energia deixam Litoral Norte no escuro por oito horas

São Sebastião, Ilhabela e Caraguá sofreram apagões durante todo o domingo (31)

Moradores e turistas ficam no escuro neste domingo (Foto: Divulgação)



Explosões ocorridas na estação de transmissão de energia de São Sebastião deixaram diversas regiões do Litoral Norte sem energia elétrica durante mais de oito horas, neste domingo (31). O acidente aconteceu por volta das 14h, na Costa Sul do município, e atingiu também as cidades de Ilhabela e Caraguatatuba. A explosão e a fumaça foram vistas por moradores de São Sebastião e de Ilhabela.


No arquipélago, o apagão atingiu toda a cidade e a energia só foi restabelecida por volta das 22h. A falta de luz gerou transtornos nas residências e nos comércios locais, já que o sistema de cartões de crédito caiu e diversos serviços tiveram que ser interrompidos. A cozinheira Laura Dias, que trabalha em um quiosque na praia do Perequê, conta que muitos alimentos foram perdidos e ficou complicado atender os turistas. “Na hora do apagão eu estava preparando uma porção e a fritadeira desligou e a comida foi perdida. Além disso, ficou difícil gelar bebidas neste calor e sem geladeira. Foi um prejuízo”, disse ela.


Já na cidade de São Sebastião, houve quedas de energia ao longo de toda a tarde e a noite. Os semáforos ficaram desligados no Centro da cidade durante parte do dia, o que acabou gerando problemas no tráfego de veículos. Além disso, muitos comércios tiveram que suspender o trabalho. Em Caraguatatuba também houve interrupção de semáforos e foi possível observar boa parte das lojas e restaurantes fecharem as portas. 


Outro ponto observado durante o apagão foi o problema com abastecimento, já que os postos de gasolina dependem de energia elétrica para ligar as bombas de combustível. O marinheiro Rodrigo dos Santos procurou gasolina em Ilhabela e São Sebastião,  mas não conseguiu encher o tanque da lancha para voltar para a praia do Bonete. “Não havia como abastecer e se não encontrasse meu tio, que tinha gasolina reserva para me emprestar, não teria como voltar para casa e para o trabalho”, conta ele.

A Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) explicou que o desligamento da subestação ocorreu devido um problema com a estrutura de um poste da rede, provocando a queda de cabos que alimentam a cidade de São Sebastião e Ilhabela. Houve também um curto circuito que atingiu a subestação e provocou seu desligamento automático.


“Devido curto circuito que atingiu parte dos equipamentos, o trabalho de recuperação e restabelecimento total do fornecimento ocorreu às 00h18 do dia seguinte . Equipes de manutenção da companhia trabalham ainda hoje na subestação para retorná-la em condições normais de funcionamento”, informou a CTEEP em nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *