Segurança na travessia da balsa será discutida em audiência pública, nesta terça (15)

Encontro acontece a partir das 19h, na Câmara Municipal de Ilhabela

Segurança na balsa será discutida nesta terça (15) (Foto: Divulgação)



As normas de segurança na travessia de balsas entre São Sebastião e Ilhabela serão discutidas junto à população nesta terça-feira (15) às 19h, na Câmara Municipal de Ilhabela. A audiência pública contará com a presença de vereadores e do Capitão de Fragatas Marcelo Oliveira Sá, comandante da Capitania dos Portos.


Um dos principais pontos questionados pela comunidade é a interrupção da travessia quando os ventos no canal atingem 21 nós (39 km/h), além das condições de infraestrutura das embarcações e as filas para embarque na alta temporada e feriados.


Em São Sebastião, os vereadores reivindicam melhorias, em especial nas instalações do abrigo de embarque para pedestres. “Está um lixo”, definiu Ernaninho Primazzi (PSC). Ele relatou goteiras, falta de assentos e de banheiros. “Quando a travessia é interrompida, as pessoas são obrigadas a ficarem horas num lugar que não oferece a mínima estrutura”, acrescentou ele. Para o vereador Reinaldinho Moreira Filho (PSDB), o serviço também vem pecando na manutenção das balsas, o que ocasiona constantes quebras das embarcações. “Outro dia esperei duas horas para atravessar mesmo sem fila. As balsas estavam quebradas”, contou Reinaldinho.


Já em Ilhabela, a vereadora Rita Janete de Oliveira Gomes (PTdoB) realizou um requerimento à Dersa, no mês de março, sobre a falta de inspeção nos bancos de madeira adaptados na área destinada a pedestres na Balsa FB 20. Na ocasião, a parlamentar questionou a concessionária sobre os problemas relatados pelos usuários, já que os bancos de madeira não teriam recebido acabamento, apresentando lascas e farpas pontiagudas que expunham as pessoas a risco de acidentes, sobretudo crianças. A Dersa negou que houvesse problemas com os equipamentos e afirmou que todas as embarcações são devidamente inspecionadas por empresa técnica responsável, credenciada pela Diretoria de Portos e Costas além da Marinha. No entanto, ainda conforme o documento, a empresa reiterou que “efetuou de imediato a melhoria nos assentos referidos no requerimento, com o intuito de melhorar o atendimento aos usuários”.


A audiência pública também será transmitida ao vivo pelo site www.camarailhabela.sp.gov.br. Mais informações (12) 3896.9600, imprensa@camarailhabela.sp.gov.br ou www.facebook.com/camaramunicipaldeilhabela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *