Escolas terão ‘cardápio caiçara’ durante mês de aniversário de Ilhabela

Pratos típicos serão servidos todas as quartas-feiras do mês de setembro

A banana verde é uma das bases da comida caiçara (Foto: Divulgação)


Por Daniela Malara Rossi


Em comemoração aos 210 anos de Ilhabela, as escolas da cidade devem servir pratos da culinária tradicional caiçara na merenda. Cerca de 6,2 mil alunos terão o ‘cardápio caiçara’ durante as quartas-feiras do mês de setembro. Há quatro anos, o projeto da prefeitura traz comidas típicas para a mesa das crianças em comemoração ao aniversário da cidade, que acontece na próxima quinta-feira (3).



A merendeira Cleys Caroline, de 22 anos, acha a novidade importante para os alunos conhecerem um pouco da história da ilha. “Esse é um meio para que as crianças tenham contato com uma parte da tradição de sua gente, pois a maioria dos alunos já não tem mais esses costumes em casa. Vai ser uma surpresa para todos”, conta ela. Na escola onde Caroline trabalha as receitas ainda não chegaram, mas ela, como uma boa caiçara,  conhece alguns dos pratos e promete agradar as crianças com sua comida.

O programa prevê alimentação nutritiva e usa ingredientes curiosos, como a banana verde, muito popular na culinária caiçara. O cardápio está previsto para começar nesta quarta-feira (2) com o chamado “tribuzana”, prato preparado à base de frango com mandioca. No dia 9 é a vez do famoso “azul marinho”, feito de peixe com banana verde, acompanhado de pirão. No dia 16, os alunos terão na merenda a “farofa arrelá”, feita de farinha com couve e escondidinho de carne moída. Já no dia 23, o cardápio caiçara fecha a programação com o “cozido caiçara”, formado com carnes em cubos e abóbora. Todos os pratos acompanham arroz, feijão e salada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *