Semana de Vela de Ilhabela terá campeões olímpicos e shows musicais

Lars Grael diz estar feliz por seguir a tradição de regatas da ilha; evento começa na sexta (3)

Monotipos abrem Semana de Vela nesta sexta (Foto: Divulgação)

Por Daniela Malara Rossi

A 42ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela começa nesta sexta-feira (3) e vai até dia 11 de julho. A competição já tem 130 barcos inscritos e quase mil velejadores, com destaque para campeões internacionais e olímpicos. Além das tradicionais regatas, o encontro vai contar com uma programação aberta a todos, com shows musicais, exposições náuticas e aulas de yoga.

Um dos destaques da competição é o medalhista olímpico Lars Grael, que vai comandar o veleiro Magia V
Energis. “Correr em Ilhabela será um imenso prazer. Estarei a bordo com Samuel Gonçalves, meu proeiro na classe Star, minha
esposa Renata e minha filha Sofia, de 15 anos, nossa tripulante mirim,
além de outros amigos. Sou comodoro da Associação Brasileira de
Veleiros de Oceano (
ABVO) e sinto-me feliz em poder competir em um
barco de oceano, seguindo a tradição da ilha”, disse Grael ao Nova Imprensa.


Outros destaques
Além de Grael, Eduardo Penido, medalha de ouro nos Jogos de Moscou,
em 1980 é presença confirmada no evento. Bem como Reinaldo Conrad, primeiro velejador brasileiro a subir ao pódio
olímpico, com o bronze de 1968 no México e tri pan-americano;
Mário Buckup, bicampeão pan-americano e Samuel Albrecht, da nova
geração, que representou o país nos Jogos de Pequim em 2008. O também velejador olímpico André Fonseca, o
Bochecha, seguirá direto de Gotemburgo, onde concluiu a Regata Volta ao
Mundo, para defender o título de 2014 com o Pajero,
em Ilhabela.

Monotipos
As competições de monotipos abrem as disputas na sexta-feira, a partir das 11h, na praia do Perequê. As classes de monotipos convidadas são: Star, Laser Standart, Laser Radial Feminino, Laser 4.7, Laser Radial Masculino, Snipe, Hobie Cat 16-14, Optmist, Holder, 420, Byte, Fórmula Windsurf, Fórmula One Design, Kitesurf, Tornado, Nacra 20, Dingue, Open Bic, A-Class, 29 e Windsurf Slalon. A competição prossegue até o dia 5 de julho.
A disputa da categoria continua no sábado (4), às 13h, com a regata do dia. No domingo (5) haverá mais uma regata às 11h, em seguida a premiação na Praia do Perequê.

Competição oceânica

A competição 2015 será marcada pela volta dos barcos da classe Bico de Proa. A tradicional Regata Alcatrazes por Boreste vai homenagear, este ano, a Marinha do Brasil pelos 150 anos da Batalha do Riachuelo e terá largada no sábado (4), ao meio-dia. Outra novidade é o lançamento oficial da classe HPE 30, que levará quatro barcos à raia. Estão convidadas també as classes: ORC, IRC, BRA-RGS, RGS Cruiser, S40, Star, HPE 25, C30, Mini e Clássicos. As largadas em todos os dias estão previstas para meio-dia.

Programação cultural 

Paula Toller vai cantar neste sábado (4) (Foto: Divulgação)


O final de semana será cheio de atrações culturais na Praça das Bandeiras, na Vila. A abertura oficial da Semana de Vela será na sexta (3), às 20h, com a apresentação da Banda de Fuzileiros Navais, Orquestra Popular de Ilhabela e o show da banda do Inglês, Tom cats, às 22h. Além do discurso das autoridades locais. No sábado (4), acontece o show com a cantora Paula Toller, ex-vocalista da banda Kid Abelha. Já no domingo (5) haverá dois shows, um às 16h com a banda Pequeno Cidadão, formada pelos músicos Antonio Pinto, Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra e Ticiana Barros, acompanhados de seus filhos; e às 21h, o músico ilhabelense Felipe Blues sobe ao palco.

E a semana segue com mais apresentações. No dia 6 de julho (segunda) tem Legião Urbana Cover, às 21h. Para o dia 7 de julho (terça), estão previstos entrega de prêmios de regatas às 20h e show com Helena Serena, às 21h. No dia 8 de julho (quarta), às 21h, o show é com a banda Biquini Cavadão. Os dias 9 e 10 de julho (quinta e sexta) estão reservados para a 12ª Mostra de Dança da Fundaci, a partir das 20h

Já no dia 11 de julho (sábado), às 20h, será realizada a premiação final da Semana Internacional de Vela, seguida do show do músico Simoninha. A programação termina no dia 12 (domingo), às 19h, com Dani Mattos Quarteto, e às 21h, jazz e tango com Scalandrum Piazzola.

Yoga
A Semana de Vela tem uma novidade este ano: aulas abertas e gratuitas de yoga, que

Haverá aulas de yoga gratuitas durante a semana (Foto: Divulgação)

acontecem no Parque Fazenda Engenho D’Água. De 4 a 12 de julho, instrutoras da Ilhabela Yoga darão aulas de vários estilos de yoga, das quais todos podem praticar, desde iniciantes até os praticantes mais experientes. Mais informações no site www.ilhabelayoga.com.br.

Boat Week
 O 1º Salão Náutico de Ilhabela também vai acontecer paralelamente às regatas, na Fazenda Engenho D’Água, com direito a “test-drive”  de embarcações de luxo, na Praia do
Engenho D’Água.
O evento deve reunir artigos sofisticados, como acessórios, equipamentos de alta tecnologia, embarcações, carros e motocicletas.
O
Ilhabela Boat Week estará aberto ao público entre os dias 2 e 5 de julho e dos dias 10 a 12
de julho, sempre a partir das 10h.  O
convite pode ser retirado nas marinas,
iate clubes, lojas náuticas ou pelo site:
www.ilhabelaboatweek.com.br.

A
42ª Semana de Vela é organizada pela prefeitura da cidade e pelo Yacth Club Ilhabela, com
patrocínio da Mitsubishi Motors. Os apoios são de North Sails, CBVela,
Marinha do Brasil, Yacht Club Argentino e Full Time. Mais informações
sobre regatas pelo site: www.ilhabelasw.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *