Caraguatatuba amplia as políticas de inclusão produtiva com a inauguração da Padaria Artesanal, um novo espaço de qualificação profissional e geração de renda voltado a famílias em situação de vulnerabilidade social, localizada no Centro Cultural do Morro do Algodão. A inauguração será no próximo domingo (8), às 10h, e contará com a presença da segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, responsável pelo projeto nacionalmente.
O espaço vai oferecer capacitação em panificação artesanal, aliando formação técnica, incentivo ao empreendedorismo e fortalecimento da autonomia econômica. A estrutura implantada no município inclui equipamentos para a execução das atividades práticas e para a produção de pães, bolos e outros produtos.
A adesão de Caraguatatuba ao projeto garantiu a doação de um kit completo de equipamentos, viabilizando a formação prática e ampliando as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e de geração de renda própria. A implantação da iniciativa foi alinhada a partir de experiências debatidas durante o encontro de primeiras-damas e presidentes de Fundos Sociais promovido pela Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte (AMVALE), em 2025.
Criado em 2023, o Projeto Padaria Artesanal já está presente nas cinco regiões do país, com atuação em 16 estados e mais de 10 mil pessoas atendidas gratuitamente. A iniciativa é idealizada por Lu Alckmin, que atua como voluntária no apoio e mantém articulação com instituições do terceiro setor e organizações da sociedade civil. Em Caraguá, a iniciativa é conduzida pelo Fundo Social.
Serviço
Inauguração da Padaria Artesanal
Data: 8/2/2026 (domingo)
Horário: 10h
Local: Centro Cultural do Morro do Algodão – Rua São Miguel, 1.382


