Um cachorro da raça pitbull foi resgatado em situação crítica de maus-tratos no bairro Travessão, em Caraguatatuba. O animal, que apresentava sinais severos de desnutrição, foi retirado do local graças a uma ação integrada entre a Polícia Ambiental e o setor de saúde pública da cidade, na última terça-feira (3). O responsável foi multado em R$ 3 mil e preso.
Equipes do policiamento de área chegaram ao endereço após denúncia e acionaram o apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Ao adentrarem o imóvel, os agentes se depararam com um cenário insalubre. O cão vivia em um ambiente sujo, sem qualquer acesso a água potável ou alimentação, e estava em estado de extrema e debilidade física.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y

A gravidade da situação foi atestada imediatamente por um fiscal da Zoonoses e ratificada pelo médico-veterinário responsável, que confirmou tecnicamente a prática de abuso e negligência.
Diante das evidências, o animal foi recolhido para receber tratamento veterinário urgente e passará por exames detalhados para a emissão de um laudo de saúde completo.
O responsável pelo animal foi detido em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia. Ele responderá por crime ambiental, enquadrado no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98. Devido à rigidez da legislação atual para crimes contra cães e gatos, o homem permaneceu preso e à disposição da Justiça.
Paralelamente à esfera criminal, a Polícia Militar Ambiental foi acionada para as sanções administrativas e aplicou a multa correspondente ao Auto de Infração Ambiental.
Casos semelhantes de violência ou negligência contra animais, podem ser denunciados anonimamente pelo telefone 190.


