As quatro cidades do Litoral Norte devem receber quase 200 mil veículos para o feriado prolongado da Consciência Negra, entre os das 19 e 23 de novembro. A estimativa é da Concessionária Tamoios, que realizará operação especial para aliviar o trânsito no período.
A serra antiga é utilizada como pista de descida (São José dos Campos > Caraguatatuba) e a serra nova é utilizada como pista de subida (Caraguatatuba > São José dos Campos). O Contorno Norte permite acesso para Massaguaçu (sentido Ubatuba), enquanto o Contorno Sul liga Caraguatatuba (começando no trevão de acesso para a serra nova) a São Sebastião (terminando próximo ao Porto e entrada da Balsa de Ilhabela).
Em caso de necessidade, veículos extras (guinchos) serão colocados à disposição dos usuários que, junto com o aumento de efetivo, irão suprir o aumento de demanda por serviços.
Nas praças de pedágio tradicionais, a operação Papa Filas também pode ser acionada. A concessionária sugere que os motoristas tenham TAG em seus veículos para utilizar as cabines com cobrança automática (sem contato com o operador nem pagamento no local). Para utilizá-las é necessário possuir um dos seguintes sistemas de pagamento: Veloe, ConectCar, Move Mais, Taggy ou Sem Parar.
Os usuários de carros, carros com carretinhas e os motociclistas também podem utilizar as cabines de autoatendimento para pagamento com cartões de aproximação ou celulares que contam com essa tecnologia. Cada pedágio conta com duas cabines desse modelo (uma em cada sentido).
Durante o feriado, não haverá fechamento noturno para manutenção dos túneis na serra nova e do Contorno. No sentido litoral, as obras estarão suspensas a partir das 12h de quarta-feira (19), na quinta (20) e na sexta (21).
No sentido São José dos Campos, as atividades estarão suspensas na quinta (20) e no domingo (23). Nos dias em que não houver suspensão, as obras poderão ocorrer condicionadas ao fluxo registrado na região.
O pedágio eletrônico (free flow) está em funcionamento no km 13,5 do Contorno Sul. A tarifa básica é de R$ 5,20 e a cobrança é realizada nos dois sentidos da via. Quem não tem TAG deve pagar a tarifa consultando a placa do veículo no site freeflowtamoios.com.br, no aplicativo Tamoios Free Flow ou nos totens de pagamento disponíveis nos Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU) dos km 10,8 e do km 20 do Contorno, no litoral. Quem tem TAG terá a tarifa cobrada diretamente na fatura.



