A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebe amanhã (12), às 19h, a participação da memorialista Iracema Mendes de Souza, mais conhecida como Ceminha. Esta será uma edição especial da ‘Quarta Literária da Kaká’, um evento que celebra a cultura e a literatura caiçara.
O encontro acontece na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt e tem entrada gratuita.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
Guardiã das tradições do Camaroeiro
Ceminha é uma autêntica autora caiçara, nascida e residente até hoje na tradicional Praia do Camaroeiro, em Caraguatatuba. Com uma forte ligação com o mar, ela é neta, filha e irmã de pescadores.
Em seus seis livros publicados, a escritora se dedica a eternizar as memórias, as origens e as tradições do povo caiçara da região. Suas obras são um resgate da história local, retratando antigas personalidades de Caraguatatuba, momentos festivos e cotidianos vividos por sua família no Camaroeiro.
Ceminha relata também como foi a Catástrofe de 1967, o evento trágico que causou grandes perdas na cidade, afetando profundamente as famílias de pescadores.
Segundo a Fundacc, a figura do pescador é imortalizada em suas publicações, que frequentemente reúnem casos, fotografias e dados históricos importantes.
Os interessados em adquirir alguns dos livros de Ceminha podem encontrá-los na livraria do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), localizado no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, no Centro.
O evento leva o nome de ‘Quarta Literária da Kaká’ em homenagem póstuma à poetisa e escritora Aglaê Magalhães Daniel, carinhosamente conhecida como Kaká, que dedicou 17 anos de sua vida à Biblioteca Afonso Schmidt.
Serviço: ‘Quarta Literária da Kaká’ com a autora caiçara Ceminha
Dia 12/11 (quarta-feira), às 19h
Biblioteca Municipal Afonso Schmidt l Rua Santa Cruz, nº 396, no Centro
Entrada gratuita l Classificação livre


