Polícia apreende 59 kg de pepinos-do-mar em Ubatuba; suspeita é de tráfico internacional

A Polícia Militar Ambiental Marítima apreendeu, nesta quarta-feira (15/10) cerca de 59 quilos de Pepino-do-Mar (Isostilhopus Badionotus), equivalente a 3.500 espécimes. Os animais estavam armazenados em uma casa localizada no bairro Silop, em Ubatuba. Há suspeita de relação com tráfico internacional de produtos e subprodutos da fauna marinha, por isso a Polícia Federal também foi acionada.

A apreensão ocorreu após a equipe da 5ª Companhia Ambiental Marítima, do 3º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, receber denúncia de possível armazenamento e beneficiamento irregular de fauna marinha.

Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y

As equipes receberam denúncia anônima (Fotos: Polícia Ambiental Marítima)

No local, as equipes constataram a existência de um espaço destinado à secagem e processamento do produto, contendo estufas de madeira com aquecedores adaptados, balanças de precisão, exaustores, seladora plástica e outros materiais utilizados para o beneficiamento do pescado.

Diante da situação, a Vigilância Sanitária de Ubatuba foi acionada e elaborou auto de infração sanitária devido às condições inadequadas de manipulação e armazenamento dos produtos. O responsável encontrado no local foi autuado administrativamente com multa de R$ 6.720,00 e conduzido ao Distrito Policial, onde teve a prisão em flagrante ratificada pela autoridade policial.

Os policiais verificaram que o produto estava sendo preparado para comercialização irregular, possivelmente adquiridos de pescadores da região de Paraty (RJ) e revendidos para outras localidades do Estado.  Segundo o órgão, o pepino-do-mar é uma espécie criticamente ameaçada de extinção, conforme a Portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) nº 445/2014.

Parte do material apreendido foi encaminhada à Polícia Federal, que investigará possível relação com tráfico internacional de produtos e subprodutos da fauna marinha no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Outra amostra será analisada pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) para fins científicos.

As equipes receberam denúncia anônima (Fotos: Polícia Ambiental Marítima)

A Polícia Militar Ambiental ressalta que o pepino-do-mar desempenha papel essencial no equilíbrio ecológico dos ecossistemas marinhos, sendo responsável pela filtragem de sedimentos e pela manutenção da qualidade do ambiente bentônico. Sua captura e comércio sem autorização configuram grave crime ambiental.

0 Replies to “Polícia apreende 59 kg de pepinos-do-mar em Ubatuba; suspeita é de tráfico internacional”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *