A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Sabesp, reforçou sua atuação ambiental no Litoral Norte ao apoiar duas ações de limpeza de praias que mobilizaram surfistas, a comunidade caiçara e moradores. O resultado foi a remoção de cerca de 125 kg de resíduos em São Sebastião e Caraguatatuba.
As iniciativas fizeram parte das celebrações em torno do World Cleanup Day (Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias) e evidenciaram o impacto do lixo descartado de forma incorreta.
“A preservação é responsabilidade de todos nós. Estar junto à comunidade nessas ações é fundamental para a Sabesp, pois reflete o nosso compromisso com o saneamento e a saúde ambiental”, destacou Monica Riccitelli, gerente Regional da Sabesp no Litoral Norte.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
O lixo que veio do mar
A primeira operação ocorreu na Praia de Cambury, em São Sebastião, no dia 20 de setembro. A ação, organizada pela Associação de Surf de Camburi e pela RENOVA, contou com a participação da Sabesp, que montou um ponto de hidratação e distribuiu frutas aos voluntários.
O balanço da limpeza em Camburi apontou que foram retirados 2,4 kg de metal, 19 kg de vidro, 10 kg de plástico e 1 kg de bitucas de cigarro.
Já no dia 27, a mobilização chegou à Praia do Porto Novo, em Caraguatatuba. Em parceria com a Acaju (Associação Caiçara Juqueriquerê), cerca de 30 participantes tiraram aproximadamente 100 kg de lixo da orla.
Os resíduos encontrados em Caraguá revelaram o alto impacto da atividade marítima e do descarte incorreto. Entre o material retirado, havia muito plástico, isopor, tampinhas de garrafas, além de pedaços de corda, rede e boias de pesca.
“A parceria com a Sabesp foi importante para o fortalecimento do evento e à contribuição dos cuidados com o meio ambiente local e regional”, concluiu Silvia Paes, Presidente da ACAJU, ressaltando a relevância da união entre setor público e sociedade civil.