Um acidente fatal de um piloto de asa delta ocorreu na tarde deste domingo (13), no Morro Santo Antônio, em Caraguatatuba. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o incidente aconteceu por volta das 13h03, durante uma decolagem na região conhecida como Espaço para Prática de Voo Livre.
Conforme relato de testemunhas, o piloto, de 54 anos, saltou da rampa leste do morro, mas pouco após o início do voo, sofreu uma queda de aproximadamente 40 metros. O acidente aconteceu em uma área de mata fechada, de difícil acesso, cerca de 250 metros abaixo do ponto decolagem. A colisão com árvores resultou em múltiplas fraturas na vítima, que não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.
A vítima, moradora da Vila Matilde, na capital paulista,, foi socorrida pelos bombeiros, que realizaram os primeiros procedimentos de atendimento no local. Posteriormente, o corpo foi retirado através de técnicas de salvamento em altura e levado a um local seguro para avaliação das autoridades policiais.
De acordo com informações preliminares, o acidente pode ter sido causado por uma falha no equipamento, possivelmente o estouramento do hangloop, uma peça que prende o mosquetão do piloto. Testemunhas relataram que ele ficou pendurado na barra da asa delta, passando próximo às árvores, o que pode indicar uma perda de controle ou impacto com obstáculos durante o voo.
A aeronave Águia, da Polícia Militar, também participou das buscas e do atendimento na região.