O Governo de São Paulo prorrogou o fechamento de 81 parques e unidades de conservação estaduais até 29 de setembro por conta do alto risco de incêndios. Na região do Litoral Norte, segue fechado o Parque Estadual Serra do Mar (PESM), que abrange Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba.
O PESM é o maior corredor biológico da Mata Atlântica do Brasil e abriga uma grande variedade de animais e plantas. Entre os atrativos naturais do parque estão praias, mirantes, montanhas, trilhas e cachoeiras.
Devido as condições climáticas de risco nos próximos dias, os parques devem totalizar pelo menos um mês fechados. A decisão visa evitar situações de perigo para os visitantes e para as próprias florestas, protegendo a população e mantendo foco na prevenção a incêndios nessas áreas.
Segundo o governo estadual, as equipes de fiscalização ambiental estão realizando trabalhos extras nas unidades de conservação. Foram contratadas 120 horas de voo de monitoramento e 300 de combate aéreo.
“Durante esse período, todas as equipes que trabalham nas unidades de conservação continuarão a se dedicar exclusivamente ao monitoramento territorial, combate a incêndios, sensibilização das comunidades dos entornos e apoios administrativos e logísticos”, informou a secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
Pelo menos 13 municípios de São Paulo têm áreas de mata em chamas nesta sexta-feira (13), segundo a Defesa Civil. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) já registrou quase mil incêndios em setembro deste ano no estado, que segue em situação de emergência.
Segundo os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), a passagem rápida de uma nova frente fria entre o domingo (15) e segunda-feira (16) trará alívio ao forte calor registrado nos últimos dias.
São esperadas chuvas que podem ser de moderada intensidade no litoral, que serão acompanhadas de rajadas de vento. Na capital paulista e na região metropolitana, o volume de chuva esperado deve ser bem menor, com chuva fraca e chuviscos de forma intermitente.