O longa-metragem “Meu amigo pinguim”, que conta a história real da amizade entre um pescador e um pinguim, chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (12), com 10 pinguins do Aquário de Ubatuba no elenco. Os atores inusitados foram treinados ao longo de três meses para atuar na produção e manter a autenticidade da narrativa.
Maui, um dos pinguins ubatubenses foi destaque durante os ensaios e assumiu o papel principal de DinDim. Os locais utilizados para filmagem foram coordenados pelo Instituto Argonauta e pela organização Terramare, para garantir o bem-estar dos animais, com espaços sempre desinfetados e alimentação adequada durante o trabalho.
A produção aborda a comovente história de João, um pescador de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, que constrói uma relação inesperada com um pinguim debilitado que apareceu na praia onde ele morava sozinho, em 2011. DinDim foi encontrado coberto de óleo e salvo pelo pescador, que cuidou dele até sua recuperação. Nos anos seguintes, o pinguim voltou para visitá-lo na época de migração, nadando mais de 8 mil quilômetros para reencontrar seu amigo humano. A história acompanha o processo de cura emocional do protagonista, que se isolou após uma tragédia, mas encontra esperança na amizade improvável.
Com direção do cineasta brasileiro David Schurmann e produção norte-americana, o longa conta com um elenco internacional, liderado pelo ator francês Jean Reno, e a mexicana Adriana Barraza, indicada ao Oscar. As filmagens ocorreram em Ubatuba, Paraty e na Patagônia argentina. A direção de fotografia é assinada por Anthony Dod Mantle, vencedor do Oscar por “Quem Quer Ser um Milionário?”, e a edição foi conduzida pela montadora espanhola Tereza Font, conhecida por seu trabalho com Pedro Almodóvar.
Os pinguins que atuaram no filme podem receber visitas no Aquário de Ubatuba e as crianças podem participar da alimentação interativa com os animais. O espaço também lançou um pinguim de pelúcia inspirado em DinDim para venda.