O ex-prefeito de São Sebastião, Juan Garcia (PSD), teve o registro de candidatura negado pelo Tribunal Regional Eleitoral e pode ficar fora das eleições deste ano. O candidato disse que vai recorrer da decisão e, com isso, ele segue nas disputas até o julgamento dos recursos.
A decisão do juiz Vitor Hugo Oliveira foi publicada na noite desta terça-feira (10) e conclui que Juan está inelegível por conta de uma condenação pro improbidade administrativa em 2018.
Na época, ele teve os direitos políticos suspensos eteve que pagar multa de R$ 46 mil em uma ação que apontou utilização de verbas públicas para fins pessoais. Notas fiscais apontaram pagamentos com alimentação, vestuário, bebidas alcóolicas e outros gastos que não tinham relação com o cargo de prefeito.
O juiz também pediu imediata atualização da situação do candidato no sistema de candidatura do Tribunal Superior Eleitoral.
Formado em medicina e direito, Juan tem 65 anos e foi prefeito de São Sebastião de 2005 a 2008. Também foi vereador entre 1989 a 1992, tendo sido o mais votado nas eleições municipais de 1988.