São Sebastião é o único município paulista a participar do projeto piloto de alertas de emergência promovido pela Defesa Civil, no próximo sábado (10), às 15h30. Este projeto faz parte de uma iniciativa do Governo Federal chamada ‘Defesa Civil Alerta’, que será testada em São Sebastião e outros 10 municípios brasileiros.
O principal objetivo do ‘Defesa Civil Alerta’ é complementar os meios de prevenção e resposta a emergências naturais, como enchentes e vendavais. Através da tecnologia Cell Broadcast, o sistema utiliza a rede de telefonia celular para emitir os alertas, com aviso sonoro e vibratório, sobressaindo-se a qualquer outro conteúdo em uso na tela do usuário.
O alerta também vai funcionar nos celulares em modo silencioso. Com o novo sistema, os residentes em áreas de risco e visitantes (inclusive estrangeiros) que estejam passando pelo local vão receber as mensagens sem a necessidade de cadastro prévio.
O sistema enviará alertas para celulares sem necessidade de cadastro. O acionamento também pode atingir celulares fora de São Sebastião, mas que estiverem na área de abrangência das antenas da cidade.
Nos dias anteriores ao teste, 8 e 9 de agosto, equipes da Defesa Civil distribuirão panfletos informativos pela cidade para explicar à população sobre o exercício. Além disso, no sábado às 15h, será realizado um simulado na Vila Sahy para testar o sistema antes do envio das mensagens. Ricardo dos Santos, diretor da Defesa Civil local, destaca que este é um teste crucial para aprimorar a resposta a situações de risco climático.
O envio dos alertas será coordenado a partir do Centro de Gerenciamento de Emergência, localizado no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo. A ação é supervisionada pela Defesa Civil Nacional e pela Anatel, com apoio das operadoras de telefonia móvel Algar, Claro, Tim e Vivo.
Além de São Sebastião, outros locais escolhidos devido ao histórico de desastres climáticos incluem as cidades de Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).