Uma pescaria de camarão em período reprodutivo acabou em autuação por crime ambiental, no valor total de R$ 6,9 mil. O crime ambiental aconteceu em São Sebastião.
A Polícia Militar Ambiental Marítima (CIAMAR) flagrou e apreendeu uma embarcação irregular pescando no último dia do período de defeso do camarão, ou seja, o intervalo de tempo em que é proibido pescar o crustáceo para que se garanta a reprodução e crescimento das espécies.
É nesse meio tempo, entre 1° de março e 31 de maio, que se garante a integridade dos estoques pesqueiros para o ano, evitando a sua extinção, por isso é proibido todo e qualquer tipo de pesca.
A CIAMAR fez o flagrante na madrugada deste domingo (31), durante patrulhamento náutico noturno pela Ponta do Arpoador, onde estava a embarcação pesqueira.
Além de nenhum dos dois tripulantes possuir carteira de pescador, na embarcação foram encontrados 34 kg de camarão sete-barbas.
Como resultado da ação, cinco autos de infração ambiental foram lavrados: pesca em período de defeso; exercer a pesca sem cadastro do órgão ambiental competente; multas por crime ambiental para os tripulantes e o proprietário da embarcação, no total de R$ 6,9 mil.
A equipe promoveu ainda a apreensão da embarcação, redes, petrechos e, além disso, todo o pescado foi doado a instituição beneficente da região.