O Litoral Norte enfrenta, nesta segunda-feira (23/02), as consequências de um fim de semana marcado por temporais. Defesa Civil mantém alerta para chuvas intensas enquanto o solo ainda está encharcado e há risco de novos deslizamentos.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo ativou um Gabinete de Crise presencial, operando das 8h às 20h, para coordenar os resgates e o monitoramento da região, enquanto os municípios contabilizam vítimas, desabrigados e estradas bloqueadas.
O alerta meteorológico foi prorrogado e a recomendação é para que a população em áreas de risco busque abrigos seguros imediatamente.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
Caos em Ubatuba e Caraguatatuba
Em Ubatuba, a administração municipal oficializou Estado de Emergência após a cidade ser castigada por um volume pluviométrico excepcional de 236 milímetros. O desastre meteorológico resultou em dois óbitos, naufrágio e danos estruturais massivos.
Dados oficiais apontam que cerca de 430 residências foram afetadas, deixando centenas de pessoas desalojadas ou desabrigadas. Atualmente, 400 famílias dependem de suporte imediato com alimentos, colchões e itens de higiene.
A situação também saiu do controle em Caraguatatuba. Durante a madrugada, o Rio Santo Antonio, no Rio do Ouro, transbordou de forma violenta, inundando ruas e casas na Vila Nossa Senhora em poucos minutos. Diante da urgência e do risco de perderem tudo, moradores usaram ferramentas improvisadas para destruir parte de um muro construído sob um viaduto local.
Segundo a comunidade, a estrutura erguida pela Concessionária Tamoios para proteção do contorno, funcionava como uma barreira que represava a água, transformando o bairro em uma verdadeira piscina sempre que chove forte.
Situação das estradas
A mobilidade de moradores e turistas no Litoral Norte ainda está comprometida. A Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125) segue totalmente interditada no quilômetro 81, em Ubatuba, após um grande deslizamento de terra. Não há qualquer previsão para a liberação da pista.
Na Rodovia dos Tamoios (SP-99), o trecho da Serra Antiga foi fechado no domingo (22/02) à noite, assim que as chuvas ultrapassaram a marca de 100 mm, elevando o risco de queda de barreiras.
O tráfego foi desviado integralmente para a Serra Nova, que opera em Operação Comboio no sistema Pare e Siga. Veículos que descem para o litoral são escoltados em grupos separados por categoria de segurança: primeiro os carros de passeio, seguidos por caminhões e, por último, transportes de produtos perigosos.

