Litoral Norte entra em alerta máximo para tempestades na virada do ano; Estado monta gabinete de crise

O governo do Estado de São Paulo ativou, nesta segunda-feira (29/12), o gabinete de crise para monitorar as condições climáticas durante o feriado de Ano Novo. A medida responde a um alerta da Defesa Civil, que prevê a chegada de uma nova frente fria capaz de provocar tempestades severas, especialmente no Litoral Norte, onde a situação é classificada como de alerta máximo para os primeiros dias de 2026.

Embora o início da semana, entre esta segunda (29) e terça-feira (30), já apresente condições para chuvas fortes, raios e eventual queda de granizo em todo o estado, a maior preocupação das autoridades recai sobre o fim de semana da virada.

Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y

A Defesa Civil projeta uma intensificação significativa da instabilidade na faixa leste do estado. Na sexta-feira (02/01), a previsão de chuvas expressivas com acumulados que podem chegar a 100 milímetros, acompanhadas de rajadas de vento. As cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela estão na rota direta da tempestade.

Já no sábado (03/01), o alerta permanece vigente para o Litoral Norte, com a precipitação se espalhando também para o oeste paulista. Finalmente, no domingo (04/01), o retorno do feriado vai exigir cautela redobrada nas estradas. A previsão indica chuvas entre 50 e 100 milímetros atingindo o litoral, região metropolitana e interior.

Mobilização do Gabinete de Crise

ciclone
Defesa Civil classifica a região como área de alto risco para acumulados de chuva; Gabinete de Crise foi acionado para monitorar encostas e rede elétrica (Foto: Defesa Civil)

Para mitigar os riscos de desastres naturais típicos desta época, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) reuniu-se com prefeitos de 284 municípios na última sexta-feira (26) para alinhar as estratégias de prevenção.

“Estamos nos preparando e não vamos deixar a população desassistida. Isso demanda preparo, prevenção e estarmos na mesma página. Nosso objetivo é proteger vidas e preparar nossa infraestrutura para reduzir danos à população”, declarou o governador.

A recomendação para turistas e moradores é acompanhar os alertas oficiais da Defesa Civil via SMS ou redes sociais e evitar áreas de risco durante os temporais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *