Litoral Norte deve receber quase 8 milhões de turistas no verão

O Litoral Norte deve receber quase 8 milhões de visitantes na temporada de verão, período considerado entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026. Os números equivalem a 21,9 vezes a população fixa da região, estimada em 360 mil habitantes, segundo dados do IBGE.

A cidade que deve receber mais turistas no período é Ubatuba. Segundo a prefeitura, a projeção é de 4 milhões de pessoas, número 43 vezes superior aos 92 mil moradores fixos da cidade. Apenas no Réveillon, a expectativa é de 1,5 milhão de pessoas, 16 vezes mais visitantes temporários do que habitantes locais.

Ilhabela também se prepara para viver uma das temporadas mais movimentadas da última década. Segundo projeções do Observatório do Turismo, o arquipélago deve ultrapassar a marca de 1 milhão de visitantes entre dezembro e o Carnaval, um aumento de 8% no fluxo em relação ao verão passado.

Em São Sebastião, a projeção é de 1,5 milhão de visitantes ao longo da temporada de verão, enquanto no pico de ano novo, a cidade espera 500 mil pessoas. Por fim, a Prefeitura de Caraguatatuba informou a expectativa de receber 1,4 milhão de viajantes no período de verão e 700 mil nos dias de Réveillon.

Com quase 200 praias, ilhas, costões e áreas de preservação, o Litoral Norte figura entre os destinos mais procurados do país. A alta demanda no período movimenta a economia, com injeção direta de dinheiro nos comércios e serviços locais, além da geração de emprego.

Apenas em Ilhabela, mais de 900 trabalhadores foram contratados no último verão para atividades ligadas diretamente ao turismo, de acordo com dados do Caged. Para este ano, a expectativa é de crescimento de 8% nas admissões, impulsionando bares, restaurantes, hospedagens e serviços turísticos.

Por outro lado, autoridades alertam para os problemas de trânsito, abastecimento de água, segurança, descarte de lixo e respeito às normas ambientais.

Para atender ao aumento no fluxo de turistas, iniciou na última segunda-feira (15) a Operação Verão 2025/2026, que reforça a segurança pública, com recebimento de centenas de agentes para ampliar o policiamento em áreas de grande circulação, praias, trilhas, rodovias e bairros. A ação segue ativa até março de 2026.

Mobilidade

A Concessionária Tamoios espera que cerca de 624 mil veículos trafeguem pela rodovia no período de 23 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026. Para evitar tráfego parado, a companhia promete reforçar as equipes ativas, não vai realizar fechamento dos túneis para manutenção e deve paralisar as obras em horários de pico.

Em caso de necessidade, veículos extras (guinchos) serão colocados à disposição dos usuários que, junto com o aumento de efetivo, irão suprir o aumento de demanda por serviços. Nas praças de pedágio tradicionais, a operação Papa Filas também poderá ser acionada.

As prefeituras também prometem adotar esquemas especiais para melhorar a fluidez do trânsito, com reforço de sinalizações, estacionamentos especiais em vias de alto fluxo, entre outras ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *